SóProvas


ID
2264653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante a gravidez, o diagnóstico do cariótipo fetal pode ser realizado a partir de estudo citogenético laboratorial de alguns materiais, como amostras de placenta, líquido amniótico e sangue.
Com relação a esse assunto, julgue o item subsequente.
A análise do cariótipo fetal possibilita a visualização de mutações genéticas em sequências específicas do genoma.

Alternativas
Comentários
  • O que é Cariotipagem fetal? Cariótipo é o conjunto de cromossomos presente em uma célula. A cariotipagem fetal é o exame que permite o estudo dos cromossomos humanos mesmo antes do nascimento. Adicionalmente, permite também conhecer o sexo do bebê a partir da 8ª ou 9ª semana de gestação, bem mais cedo, então, que a ultrassonografia.

    Recentemente, houve grandes avanços nas técnicas de coleta e análise dos materiais fetais, possibilitando diagnósticos precocíssimos das cromossomopatias pré-natais.

    Por que fazer Cariotipagem fetal? O estudo do cariótipo permite detectar, ainda antes do nascimento, possíveis anormalidades cromossômicas, ocasionadas por mutações gênicas, monossomias (condição na qual existe apenas uma cópia do cromossoma especificado) ou polissomias (caracteriza-se pela existência de um ou mais cromossomas extras). A possibilidade de se obter resultados precoces tem um valor inestimável: permite agilizar condutas ou tranquilizar os pais.

    Fonte:https://www.abc.med.br/p/exames-e-procedimentos/1313653/cariotipo+fetal+quando+e+pra+que+fazer.htm, com acesso em 16/09/2018.

  • O cariótipo possibilita a identificação de alterações cromossômicas "grandes" - isso inclui o ganho ou a perda de um cromossomo inteiro ou mesmo de parte dele, além de inversões e translocações.

    No entanto, não é possível identificar alterações menores, ou seja, quando acontece em um único gene.

  • Cariótipo? Somente anomalias cromossomais, que podem ser numéricas, estruturais...