SóProvas


ID
2264710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

   A fauna das ilhas de pequeno porte é, em geral, pouco diversificada. A jararaca-ilhoa (Bothrops insularis) é uma das poucas espécies de vertebrados de Queimada Grande, uma ilha na costa sul de São Paulo. No continente, a espécie com parentesco mais próximo à jararaca-ilhoa é a jararaca comum (Bothrops jararaca), cujos adultos se alimentam principalmente de roedores, em contraste com a dieta de adultos da jararaca-ilhoa, que é baseada em aves migratórias. O modo como a jararaca-ilhoa lida com aves também é diferente do modo como a jararaca continental lida com roedores. Ao picar um roedor, a jararaca comum o solta de imediato para evitar a mordida do animal, que poderia feri-la gravemente. Em seguida, ela acompanha a trilha de cheiro até encontrar a presa que está imobilizada pelo veneno. A jararaca-ilhoa, por outro lado, retém na boca a ave capturada até o veneno matá-la. Se fosse solta, a ave voaria até que o veneno fizesse efeito, sem, contudo, deixar trilha de cheiro no chão. Em decorrência da especialização alimentar, a jararaca-ilhoa possui veneno cinco vezes mais potente que o da jararaca continental.

Fonte: Ciência Hoje, setembro de 2002 (com adaptações).

Com base no texto acima, julgue o item, acerca da diversidade biológica e sua evolução.

O texto faz menção a, pelo menos, três classes monofiléticas de vertebrados: répteis, aves e mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • "De acordo com o conhecimento mais recente sobre as suas características anatômicas e genéticas, inclui todas as espécies derivadas de uma única espécie ancestral, incluindo esse mesmo ancestral. Exemplo: o agrupamento dos répteis e aves formam um grupomonofilético, porque descendem de um ancestral comum."(wwwbiodersongrapiuna.blogspot.com/2012/04/monofiletico-e-parafiletico_9677.html). "Para que sejam erigidos agrupamentos taxonômicos naturais (monofiléticos), o princípio da ancestralidade comum e exclusiva deve ser aplicado a qualquer táxon ou categoria taxonômica. (...) Para que sejam erigidos agrupamentos taxonômicos naturais (monofiléticos), o princípio da ancestralidade comum e exclusiva deve ser aplicado a qualquer táxon ou categoria taxonômica. (...) Os Vertebrata são considerados um grupo monofilético. A presença de vértebras é tida como uma sinapomorfia e, juntamente com outras sinapomorfias, sustenta o monofiletismo destes animais;(...)" (http://www.educacaopublica.rj.gov.br/oficinas/ed_ciencias/peixes/porque/organizando/agrupamentos_taxonomicos.html). Logo, não entendi a pergunta pois o texto faz menção: as jararacas (répteis), aos roedores (mamíferos e vertebrata) e faz menção a aves. Alguem pode me informar o erro da questão, por favor.

  • Aves e Mamíferos são clados, grupos monofiléticos com um ancestral comum único. Os amniota também têm um ancestral único, provavelmente um Antracossauro (já com ovo amniótico, mas ainda com dentes labirintodontes); Porém, não podemos tratar répteis como um grupo separado de aves, pois aí estamos falando de um grupo fenético (unido por características morfológicas, por exemplo) e não um grupo puramente monofilético / é parafilético.É um grupo definido por algumas características que tem ou não tem, como: “são os Amniota que não tem penas nem pêlos”

    http://www.naturalhistory.com.br/discipl/06_TEXTO_Repteis2013.pdf

  • são dois grupos monofiléticos: aves e répteis e o outro grupo é de mamíferos

  • -répteis, isoladamente, são parafiléticos (grupo irreal, incompleto).

    -répteis + aves (dinossáuros modificados) formam um grupo monofilético (grupo real, completo).