SóProvas


ID
2264722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

    A origem dos vírus não é inteiramente clara. De acordo com algumas explicações aceitas atualmente, os vírus são derivados dos seus próprios hospedeiros, representam micróbios extremamente reduzidos ou que apareceram separadamente no caldo primordial que deu origem às primeiras células. Acredita-se, ainda, que diferentes variedades de vírus teriam origens diversas e independentes. Quando não estão se reproduzindo, os vírus não manifestam atividades vitais, ou seja, não crescem, não degradam e não produzem substâncias. No entanto, sua capacidade reprodutiva é assombrosa, pois um único vírus é capaz de produzir, em poucas horas, milhões de novos indivíduos.

Internet: <virologiaemdemasia.blogspot.com.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima apresentado, julgue o item subsequente.

De acordo com a nomenclatura binária de Linnaeus, as espécies de vírus recebem nomes científicos compostos por um descritor genérico e um descritor específico.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a nomenclatura binária de Linnaeus, as espécies de vírus recebem nomes científicos compostos por um descritor genérico (erro) do gênero (certo) e um descritor específico.

  • de gênero= genérico

    de espécie=específico

    Vai entender o raciocínio da banca.

  • As regras para nomenclatura dos vírus são independentes das regras para nomenclatura científica dos demais seres. O nome científico da espécie do vírus é em inglês e pode constituir do nome do organismo que ele infecta, sintomas, onde foi descoberto etc. e sempre o virus no final.

    Exemplo:

    Um dos problemas clássicos é o mosaico-comum, causado pelo Bean common mosaic virus (BCMV), gênero Potyvirus, pertencente à família Potyviridae. O BCMV é transmitido, na natureza, por afideos