SóProvas


ID
2266717
Banca
FGV
Órgão
CODEBA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Pública

O processo de gestão se relaciona intimamente com a cultura da sociedade em que a organização está inserida.
No contexto brasileiro, tanto nas organizações públicas quanto nas empresariais, tem sido observada a incidência de traços culturais que influenciam no exercício da administração. Compreender o contexto administrativo brasileiro exige que o gestor reconheça os elementos que compõem o denominado estilo brasileiro de administrar.
Assinale a opção que apresenta os elementos que identificam esse estilo.

Alternativas
Comentários
  • Acertei a questao pensando da seguinte forma:

    Quando a questao fala "observada a incidência de traços culturais" passa a ideia de personalismo (no caso, o estilo brasileiro pessoal de administrar).

    E quando menciona "gestor reconheça os elementos que compõem o denominado estilo brasileiro de administrar", mostra uma certa flexibilidade do gestor para se adequar ao um estilo de gestao. 

  • muito bom Flora. 

  • que viagem, mas a flora tem razão!!!!

  • Questão muito mal alaborada! 

  • Pessoal, essa questão pede o "estilo brasileiro de administrar" e informa que tal estilo esta relacionado com a cultura brasileira, o meu ponto de referencia na resolução foi o "personalismo" que tem muito a ver com a cultura brasileira, no personalismo as questoes pessoais são colocadas acima de outras questões. OBS: entender o contexto histórico de formação do Brasil ajuda bastante.

  • Faltou nas opções de resposta, acerca dos elementos que compõem o denominado estilo brasileiro de administração

    f) Corrupção e bandidagem.

     

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi fod@

  • g) Fisiologismo e nepotismo ...

     

  •  a) Personalismo e flexibilidade.

  • Os seguintes traços são observados na análise da gestão estratégica das organizações brasileiras:

    1- A concentração de poder: as organizações estabelecem a estratégia no nível superior e aquelas que a formulam mais informalmente têm a intuição do presidente ou de mais alguém próximo a ele como a fonte do pensamento estratégico. 

    2- O personalismo: é um traço que visa a manutenção do poder, seja pela preservação das informações, seja pelo ritual do "pedir a bênção", para que todos saibam quem manda na organização. Isso deixa os liderados em uma condição de incerteza e insegurança, estimulando a busca de informação através da rede de relações mais próxima. 

    3- O formalismo: utilizado para a busca do controle, da incerteza, no sentido de dar estabilidade à relação dos líderes com os liderados. 

    4- Postura de espectador: é a relação cautelosa e às vezes passiva dos líderes brasileiros com seu ambiente de negócio. É a atitude de aceitar com passividade a condição externa e reagir defensivamente. 

    5- Flexibilidade: as empresas conseguem reagir rapidamente às novas regras impostas durante os vários planos econômicos, buscando soluções pouco inovadoras, porém eficientes, para sua sobrevivência. 

     

     

    Espero que ajude amigos!

  • Levando em consideração a realidade política desse país, com certeza, a letra D deveria ser considerada tbm opção correta! rs

     

  • Personalismo = herança de nossa adm. patrimonialista, oposto de impessoalidade burocrática.

    Certos resultados e procedimentos são associados a questões pessoais na adm. brasileira, infelizmente. Deveria ser associado somente ao  cargo.

  • Referência?

  • CARACTERÍSTICAS CULTURAIS BRASILEIRAS

    Receptividade ao estrangeiro

    Orientação para o curto prazo

    Personalismo

    Protecionismo

    Aversão à incerteza

    Jeitinho

    Formalismo

    Fonte:

    https://revistas.pucsp.br/rad/article/download/691/487 pág. 4

  • h) Pilantragem e cretinice