ERRADO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Imigrantes na seleção da França faz país repensar xenofobia"
https://www.huffpostbrasil.com/2018/07/13/imigrantes-na-selecao-da-franca-faz-pais-repensar-xenofobia_a_23481712/
https://www.almapreta.com/editorias/realidade/imigracao-racismo-xenofobia-e-a-selecao-francesa-de-futebol
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
“Pássaros criados em gaiolas, acreditam que voar é uma doença.”
O dia 18 de dezembro marca , em várias partes do mundo, o Dia Global de Ação contra o Racismo e para os Direitos dos Migrantes, Refugiados e Pessoas Deslocadas (ou Dia Internacional dos Migrantes) .
O mundo tem visto uma movimentação crescente de migrantes por variadas razões. A maior, desde a segunda guerra mundial, por conta de guerras como a da Síria, desastres ambientais, perseguição por motivos religiosos, políticos e econômicos . Além de questões como guerras e desastres ambientais, o deslocamento de pessoas é acentuado por conta dos desequilíbrios profundos de crescimento econômico que caracterizam o mundo contemporâneo
Assim, o objetivo daqueles que buscam sair de sua região natal e aventurar-se em locais desconhecidos, sem base de apoio ou meios de sobrevivência garantidos é, via de regra, o mesmo: salvaguarda e melhores condições para levar a vida.
Por outro lado, a disputa por empregos, o medo de ações terroristas – principalmente após 11 de setembro de 2001, o medo de perder uma dada identidade cultural tem estimulado a xenofobia.
Na verdade o mundo atual lida com problemas sérios neste setor, até mesmo porque estamos vivendo uma crise migratória, com milhares de pessoas vivendo de forma precária em campos de refugiados. Fronteiras são fechadas, condutores ilegais de migrantes ganham às custas da miséria alheia. Muitos morrem em tentativas desesperadas de migração.
De acordo com a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados , que foi formalmente adotada em 28 de julho de 1951 , é entendido como refugiado aquele que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas", em situações nas quais “não possa ou não queira regressar".
E, da mesma forma que a pandemia parece ser a maior crise sanitária do século, a crise dos refugiados foi entendida pela ONU como a maior crise humanitária.
Em 2016, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,6 milhões.
Embora a pressão sobre países europeus no sentido de receber os refugiados, os primeiros a recebê-los foram Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito. A entrada de imigrantes refugiados era feita através da Itália e da Grécia, principalmente, depois de perigosa travessia do Mar Mediterrâneo, em embarcações frágeis e impróprias para viagem de tal porte, além de, via de regra, superlotadas.
Depois de chegar à Europa, os refugiados buscam os países mais ricos da União Europeia como Alemanha e França mas, o país euro-asiático que mais recebeu refugiados foi a Turquia. Dentro a União Europeia a Alemanha tem número significativo de refugiados vindos da Guerra da Síria e de problemas em países africanos.
Pelo exposto é possível perceber que a afirmativa da questão está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.