SóProvas


ID
2267446
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Nenhuma outra questão da agenda global é mais suscetível à manipulação dos demagogos do que a questão dos refugiados e migrantes. “Nós” contra “eles” é um unificador irresponsável e atemporal, usado ao longo da história para obscurecer nossa humanidade comum. A diferença agora é que, mais do que nunca, as pessoas estão em movimento, em uma época em que narrativas se espalham com enorme velocidade, e vemos uma crescente xenofobia — que muitas vezes irrompe em violência.

Ban Ki-Moon. Uma resposta global aos refugiados. In: Folha de S.Paulo, 25/9/2016, p. A3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando a dimensão nos dias atuais do problema por ele tratado, julgue o item seguinte.


A França foi pioneira na abertura das fronteiras aos milhares de refugiados que para elas acorreram, tendo servido de exemplo a países como a Alemanha, cujo governo, com o apoio da maioria da população — comprovado pelo resultado das últimas eleições realizadas no país —, tem adotado políticas de acolhimento de refugiados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A França é um dos países que impõe restrições e dificuldades para o ingresso de refugiados que fogem de guerras e situações de perseguição política e religiosa. Inicialmente a Alemanha foi refratária ao ingresso no país de refugiados. Depois mudou de posição e tornou-se mais receptiva. A abertura das fronteiras é muito criticada por setores da sociedade alemã. Nas eleições regionais de Berlim, de setembro de 2016, o Partido de Merkel teve o pior desempenho da sua história, resultado do crescente descontentamento da população com a política imigratória do governo alemão.

    Comentários à prova de Atualidades da FUB

    Leandro Signori

  • refratário

    adjetivo

    1.

    que resiste à ação física ou química.

    2.

    que resiste às leis ou a princípios de autoridade; insubmisso.

  • Qual a necessidade de copiar o comentario do colega?

  •  França é um dos países que impõe restrições e dificuldades para o ingresso de refugiados que fogem de guerras e situações de perseguição política e religiosa. Inicialmente a Alemanha foi refratária ao ingresso no país de refugiados. Depois mudou de posição e tornou-se mais receptiva. A abertura das fronteiras é muito criticada por setores da sociedade alemã. Nas eleições regionais de Berlim, de setembro de 2016, o Partido de Merkel teve o pior desempenho da sua história, resultado do crescente descontentamento da população com a política imigratória do governo alemão.

  • Zé.Pequeno Concurseiro, é carência de likes kkkkk

  • A Alemanha é que foi a pioneira na recepção dos refugiados, inclusive a chanceler alemã, Angela Merkel, chegou a ser considerada uma mais influntes do mundo.

  • As medidas impopulares da França para com os refugiados (a exemplo da proibição de oração a Alah em prédios públicos,proibição da burca e do burquini) são consideradas algumas razões dos últimos ataques terroristas ao país.
  • Lembre da Angela Merkel sempre com a Dilma... Com ela todo mundo tá feliz... E a frança sempre tem discórdia e desgraça...

  • ERRADO

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

     "Imigrantes na seleção da França faz país repensar xenofobia"

     

    https://www.huffpostbrasil.com/2018/07/13/imigrantes-na-selecao-da-franca-faz-pais-repensar-xenofobia_a_23481712/

    https://www.almapreta.com/editorias/realidade/imigracao-racismo-xenofobia-e-a-selecao-francesa-de-futebol

     

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    “Pássaros criados em gaiolas, acreditam que voar é uma doença.”

  • O dia 18 de dezembro marca , em várias partes do mundo, o Dia Global de Ação contra o Racismo e para os Direitos dos Migrantes, Refugiados e Pessoas Deslocadas (ou Dia Internacional dos Migrantes) . 

    O mundo tem visto uma movimentação crescente de migrantes por variadas razões. A maior, desde a segunda guerra mundial, por conta de guerras como a da Síria, desastres ambientais, perseguição por motivos religiosos, políticos e econômicos . Além de questões como guerras e desastres ambientais, o deslocamento de pessoas é acentuado por conta dos desequilíbrios profundos de crescimento econômico que caracterizam o mundo contemporâneo 

    Assim, o objetivo daqueles que buscam sair de sua região natal e aventurar-se em locais desconhecidos, sem base de apoio ou meios de sobrevivência garantidos é, via de regra, o mesmo: salvaguarda e melhores condições para levar a vida. Por outro lado, a disputa por empregos, o medo de ações terroristas – principalmente após 11 de setembro de 2001, o medo de perder uma dada identidade cultural tem estimulado a xenofobia. 

    Na verdade o mundo atual lida com problemas sérios neste setor, até mesmo porque estamos vivendo uma crise migratória, com milhares de pessoas vivendo de forma precária em campos de refugiados. Fronteiras são fechadas, condutores ilegais de migrantes ganham às custas da miséria alheia. Muitos morrem em tentativas desesperadas de migração. 

    De acordo com a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados , que foi formalmente adotada em 28 de julho de 1951 , é entendido como refugiado aquele que sai de seu país por conta de “fundados temores de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas", em situações nas quais “não possa ou não queira regressar". E, da mesma forma que a pandemia parece ser a maior crise sanitária do século, a crise dos refugiados foi entendida pela ONU como a maior crise humanitária. 

    Em 2016, o grupo de pessoas que se deslocou de seus países fugindo de perseguições políticas e guerras chegou a 65,6 milhões. Embora a pressão sobre países europeus no sentido de receber os refugiados, os primeiros a recebê-los foram Turquia, Líbano, Jordânia, Iraque e Egito. A entrada de imigrantes refugiados era feita através da Itália e da Grécia, principalmente, depois de perigosa travessia do Mar Mediterrâneo, em embarcações frágeis e impróprias para viagem de tal porte, além de, via de regra, superlotadas. 

    Depois de chegar à Europa, os refugiados buscam os países mais ricos da União Europeia como Alemanha e França mas, o país euro-asiático que mais recebeu refugiados foi a Turquia. Dentro a União Europeia a Alemanha tem número significativo de refugiados vindos da Guerra da Síria e de problemas em países africanos. 
    Pelo exposto é possível perceber que a afirmativa da questão está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO.