SóProvas


ID
2267896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Um paciente de setenta e seis anos de idade, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) severa, foi atendido na emergência devido a piora da dispneia e aumento da tosse produtiva havia dois dias. Nos últimos três meses, ele havia sido internado devido à DPOC descompensada em duas ocasiões. Ao exame físico, encontrava-se afebril, acianótico, com frequência cardíaca de 112 bpm, frequência respiratória de 31 irpm, saturação de oxigênio em ar ambiente de 87% e pressão arterial de 98 mmHg × 64 mmHg. A ausculta pulmonar revelou estertores crepitantes em bases e roncos esparsos. O restante do exame físico não revelou alterações significativas. Após três nebulizações com salbutamol e ipatrópio, sua frequência respiratória era de 27 irpm e a saturação de oxigênio em ar ambiente de 89%.
Em relação a esse caso clínico, julgue o item a seguir.
Deve-se indicar o uso de corticoide sistêmico com o objetivo de melhorar a função pulmonar e a hipoxemia arterial e reduzir a recidiva precoce.

Alternativas
Comentários
  • Management of Exacerbations of COPD

    Efficacy – Systemic glucocorticoids, when added to the bronchodilator therapies described above, improve symptoms and lung function, and decrease the length of hospital stay.

    (uptodate)