SóProvas


ID
2268568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), julgue o item a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.

Deve-se evitar o emprego de expressões evasivas, como para as providências necessárias, em despachos, devido à clareza e à objetividade requeridas para esse tipo de documento.

Alternativas
Comentários
  • 6.3 Orientações para elaboração de Despacho

     

    Em relação à formatação de Despacho, esse tem configura- ção própria, porquanto possui formulário específico. Os textos dos despachos devem ser claros e objetivos quanto às providências que devem ser tomadas pelo setor demandado. Deve-se evitar, portanto, textos evasivos, tais como: “Para as providências necessárias”

     

    Gab: Certo

     

    http://unb2.unb.br/noticias/downloads/normaspadronizacaoversaofinal.pdf

  • certo, deve ser claro, sem ideias secundárias, concisão, resumido ao  essencial sem ambiguidade ou obscuro.

  • Gab. CERTO 

     

    Texto Claro: Acessível, quanto ao entendimento ao público em geral, compreensível por todo cidadão. Permite interpretação clara e imediata, sem mais delongas. 

     

    #DeusnoComando 

  • GABARITO CERTO

    Mas na prática, no orgão que trabalho , é o que mais se vê.

  • Significado de Evasiva

    Argumento extremamente vago dado em resposta a uma questão que não se pretende responder; resposta vaga; subterfúgio ou desculpa.

  • Expressões de evasiva: Dar voltas: Não ir direto ao assunto, ser muito prolixo; Encher linguiça: Enrolar, preencher espaço com embromação.

     

     

    Jesus, o amigo eterno.

  • Na prática é o que mais se usam. hahaha "para providências necessárias"

  • NAO entendi qual o problema dessa frase alguem explica !!! Para as providências necessárias

  • "Despachos – O CPC define como despachos todos os demais pronunciamentos do juiz praticados no processo, de ofício ou a requerimento da parte. Isso quer dizer que, nos despachos, o objetivo não é solucionar o processo, mas determinar medidas necessárias para o julgamento da ação em curso. Tratam-se, portanto, de meras movimentações administrativas – por exemplo, a citação de um réu, designação de audiência, determinação de intimação as partes e determinação de juntada de documentos, entre outros.

    Agência CNJ de Notícias"

  • novo link: https://www.unb.br/images/normaspadronizacaoversaofinal.pdf?menu=475

  • @ Kaulane Vitoria, é que ao dizer "Para as providências necessárias", a frase fica vaga (=evasiva), pois não defini que providências são essas....

    Quais providências necessárias???

    Entendeu!? Espero tê-la ajudado...

    Bons estudos a todos! 

  • Certinho! De acordo com o NPD/UnB, os textos dos despachos devem ser claros e objetivos quanto às providências que devem ser tomadas pelo setor demandado. Deve-se evitar, portanto, textos evasivos, tais como: 'Para as providências necessárias'.


    Avante!

  • VARIA CONFORME O DESTINATÁRIO!!!

    Autoridades SUPERIORES (inclusive Presidente) → RESPEITOSAMENTE

    Autoridades de IGUAL hierarquia ou INFERIOR  → ATENCIOSAMENTE

  • CERTO

    Documentos oficiais devem ser claros e objetivos, portanto, é necessário evitar palavras evasivas (de fugas, desvios e etc.).

    Ou seja, não pode encher linguiça.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento referente aos aspectos gerais da redação oficial.
    De acordo com as Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília (NPD/UnB), assim como em qualquer documento e/ou correspondência oficial, para que o despacho mantenha a clareza (que possibilita imediata compreensão pelo leitor) e a objetividade (que vai diretamente ao assunto que se deseja abordar, sem voltas e sem redundâncias), não devem ser empregadas expressões evasivas, ou seja, de sentido vago. Sendo assim, verificamos que a afirmação presente neste item está correta.

    Gabarito do Professor: CERTO.