SóProvas


ID
226915
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nina ficou muito feliz por conseguir ingressar no curso de engenharia de uma universidade pública. Para comemorar sua vitória, saiu com os amigos, ingeriu álcool em quantidade excessiva e voltou para casa dirigindo o carro de seu pai. O resultado dessa atitude insensata foi um grave acidente de trânsito.

Os efeitos comportamentais associados à ingestão do álcool são

Alternativas
Comentários
  • Efeitos comportamentais associados à ingestão de álcool

    Consciência varia na proporção da dose, do alerta ao coma; prejuízo da atenção, desorientação e amnésia podem ocorrer, afeto eufórico ou deprimido, pensamento lentificado, pode ter conteúdos delirantes de grandeza, de ruína ou persecutórios, fraco juízo, agressividade, hipersexualidade, loquacidade ou fala arrastada.

    A forma mais grave de abstinência é conhecida como Delirium tremens, com hiperatividade autonômica associada. Essa forma de delirium se caracteriza por alucinações visuais de insetos ou pequenos animais, alucinações táteis, ilusões, ideação paranóide e aceleração psicomotora.

    O uso continuado do álcool pode produzir transtornos amnésticos: Síndrome de Wernicke: quadro agudo por deficiência de tiamina: delirium leve, caracterizado por atenção reduzida, perturbação da memória recente com confabulação, insônia ansiosa, medo do escuro, nistagmo, ataxia e oculoplegia. Síndrome de Korsakoff: deficiência crônica de tiamina, gerando amnésia com confabulação e desorientação.  

    Fonte: http://www.psiquiatriageral.com.br/psicopatologia/sindromealcool.htm
  • SUBSTÂNCIA EFEITOS COMPORTAMENTAIS SINAIS FÍSICOS Álcool Alterações (em geral fraqueza) do julgamento, loquacidade, alteração do humor, agressividade, prejuízo na atenção, amnésia Nístagmo, rubor facial, ataxia, fala arrastada
    http://www.saudetotal.com.br/artigos/drogadependencia/efeitos.asp