-
O manual do Ministério da saúde (manual de diagnóstico e Tratamento de acidentes por animais peçonhentos, 2001, página 46) . Diz que a aranha armadeira pode atingir de 3 - 4 cm de corpo e até 15cm de vergaduras de pernas.
-
Gabarito letra D. Complementando: A aranha armadeira é do gênero Phoneutria, apresenta hábito predominantemente noturno. Os acidentes ocorrem, com frequência, quando se calçam os sapatos ou se manuseiam materiais de construção, entulho e lenha.
Fonte: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016.
-
a) Todas as aranhas têm veneno e podem causar acidentes, porém nem todas são responsáveis por acidentes humanos graves.
b) No Brasil, apenas três gêneros com cerca de 20 espécies podem causar envenenamento grave em humanos e seus representantes são: viúve negra, aranha marrom e aranha armadeira
c) Os acidentes causados pela aranha de grama e pela caranguejeira provocam em geral apenas sintomas muito leves.
d) A aranha armadeira pode atingir até 10 cm de comprimento (ate 4 cm de comprimento), incluindo as pernas e são de hábitos diurnos (noturno), expondo-se quando ameaçadas e provocam acidentes sem inocular veneno, apenas com o toque de seu corpo na pele humana.
-
(aranha-armadeira, aranha-macaca, aranha-da-banana) – atingem 3 a 4cm de corpo e até 15cm de envergadura de pernas. Não constroem teia geométrica e são de hábito predominantemente noturno. Os acidentes ocorrem, frequentemente, dentro das residências, ao se calçar sapatos e botas ou manusear materiais de construção, entulho ou lenha. No Brasil, ocorrem as espécies: P. nigriventer, P. bahiensis, P. keyserlingi, P. fera, P. reidyi, P. boliviensis, P. pertyi e P. eickstedtae.
Fonte: Guia de vigilância em saúde, volume único, 2017.
-
Essa questão você responde tranquilamente mesmo sem conhecer o assunto. Apenas interpretando a questão.
Sobre as características das aranhas e sua relação com a ocorrência de acidentes ao homem, assinale o item incorreto:
Alternativa D a única que trás sobres os dois pontos solicitados