-
O principal insumo (artefato de entrada) para um processo de estimativas é o documento de requisitos. Como as estimativas devem ser realizadas no início do processo de desenvolvimento de software, então, o artefato utilizado é freqüentemente um documento inicial de requisitos (por exemplo: Documento de Visão) ou até mesmo um documento do próprio cliente (por exemplo: modelo de processo de negócios ou manual do usuário, no caso de redesenvolvimento). O responsável pelas estimativas deve analisar os requisitos para garantir a qualidade e então estimar o tamanho do projeto de software. O próximo passo é a derivação das estimativas de esforço, prazo (cronograma), custo (orçamento) com base na estimativa de tamanho e nos dados históricos de projetos concluídos da organização, assim como o estabelecimento da estimativa de recursos computacionais críticos. Neste ponto, as principais estimativas foram geradas, no entanto estas precisam ser documentadas. As premissas e suposições utilizadas na geração das estimativas também devem ser documentadas.
-
Não concordo com o gabarito. APF não calcula esforço - APF calcula tamanho. A partir do tamanho e da produtividade, calcula-se o esforço.
-
Gabarito Certo
Questão By the Book.
Análise de Pontos de Função (APF) é uma técnica para a medição de projetos de desenvolvimento de software, visando a estabelecer uma medida de tamanho, em Pontos de Função (PF), considerando a funcionalidade implementada, sob o ponto de vista do usuário.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Também discordo do gabarito. APF calcula tamanho, não esforço.
-
APF não calcula o esforço com precisão, mas pode ser usado para ESTIMAR tanto o esforço quanto o custo.
.
.
.
At.te
Foco na missão ❢
-
Manual de Práticas de Contagem de Pontos de Função Propósito da Contagem - IFPUG Versão 4.3.1
Parte 2 – A Transição – Aplicando o Método FSM do IFPUG , PAG 5-6
O propósito:
Determina o tipo de contagem de ponto de função e o escopo da contagem necessária para obter a resposta ao problema de negócios sob investigação.
Influencia o posicionamento da fronteira entre o software sob análise e o software vizinho; por exemplo, se o Módulo de Pessoal do Sistema de Recursos Humanos está para ser substituído por um pacote, o usuário deve decidir reposicionar a fronteira e considerar o Módulo de Pessoal como uma aplicação separada.
Exemplos de propósito são:
Fornecer o tamanho funcional de um projeto como uma entrada para o processo de estimativa a fim de determinar o esforço para desenvolver a primeira versão de uma aplicação
Fornecer o tamanho funcional da base instalada das aplicações para determinar os custos de sustentação por ponto de função
Fornecer o tamanho funcional de dois pacotes para permitir a comparação de funcionalidade oferecida por cada um
-
Gabarito: Certo
Análise de Ponto de Função é uma técnica de medição do tamanho funcional de um software. Essas funções são operações extraídas dos requisitos funcionais gerados a partir da visão do usuário. A partir dessa medição é possível estimar o esforço para implementação do sistema utilizando Ponto de Função que é a unidade de medida desta técnica. APF tem por definição medir o que o software faz, e não como ele foi construído, portanto o processo de medição é fundamentado em uma avaliação padronizada dos requisitos lógicos do usuário.
-
Tirado da própria ISO 20926, que define também o que é visão de usuário.
-
Não há justificativa para esse gabarito errado. A APF mede o tamanho em termos de requisitos funcionais, ponto final. Com isso, podemos derivar diversas outras informações, como esforço, custo, duração, etc.