-
A Assinatura Digital faz uso do sistemas criptográfico assimetrico, ou seja, uso de chave privada e chave pública para grantir a autenticidade, esse uso se difere da garantia de sigilo pelo fata da chave privada ser utilizada para "assinar" a mensagem e a chave pública para "verificar a assinatura. Na garantia de sigilo a chave pública criptografa a mensagem e apenas o destinario da mensagem consegue decriptar a informação com sua chave privada.
Gabarito: Certo
-
O termo 'solução com base em chave privada' não quer dizer criptografia simétrica? Normalmente se usa o termo chave pública para a criptografia assimétrica, ou então chaves privada e pública.
-
Chave privada (secreta) permite autenticidade e integridade da mensagem, não oferecendo autenticidade da origem.
-
Se tem a palavra GARANTIR em uma prova de informática, pode marcar errado, se o gabarito estiver Certo, então quem errou foi a banca. Essa é a verdade!
-
Para o CESPE pode haver garantia da AUTENTICIDADE com chave privada, desde que apenas os envolvidos conheçam a chave.
CESPE - Na troca de mensagens entre duas empresas parceiras, a autenticidade e o sigilo das informações trocadas podem ser garantidos com o uso de criptografia simétrica. Gab: CERTO
-
Quando a banca fala "solução com base em chave privada", está se referindo à criptografia de chave simétrica.
É possível sim garantir autenticidade com uso de uma chave simétrica. o nome desse recurso é HMAC.
O HMAC utiliza uma função hash criptográfica em combinação com uma chave secreta.
Gabarito Correto
-
A meu ver a banca quis referir-se a Assinatura Digital.
-
CORRETA.
Também conhecida como sistema de chaves assimétricas, os sistemas de chaves públicas são um método relativamente novo e complexo de criptografia. Complexo porque incorpora duas chaves criptográficas (uma pública e uma privada) para implementar a segurança dos dados. Uma para criptografar e outra para descriptografar.
Em condões normais, não há como descobrir uma chave privada a partir da pública, nem vice-versa, nem a partir do próprio texto cifrado, o que nos garante a integridade e a autenticidade.
Fonte: estratégia
-
Gabarito: certo
Chave pública = criptografa
Chave privada = descriptografa
(garante a confidencialidade, mas não a autenticidade)
Chave privada = criptografa
chave pública = descriptografar
(garante AUTENTICIDADE, mas não CONFIDENCIALIDADE)
Essa questão não se trata de chave simétrica como outros estão falando.