SóProvas


ID
2269522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

A respeito da física, química, biologia e fertilidade dos solos, julgue o próximo item.


As forças interiônicas de atração elétrica entre partículas de sais com cargas opostas favorecem a mobilidade dessas partículas em solução no solo.

Alternativas
Comentários
  • "Evangelou (1998, apud MOURA, 2006) escreve que a mobilidade na solução é afetada pelas forças interiônicas de atração entre partículas de cargas elétricas opostas..."

    As cargas elétricas opostas se atraem: + >< - (O que prejudica a mobilidade, já que eles se associam).

    As cargas elétricas iguais se repelem: + < > + / - < > -  (Favorece a mobilidade, pois se dispersam).

    Gabarito E

  • cargas opostas (favorece a coesão).

     

  • Relembrando:

    O cálcio e o alumínio são cátions floculantes, ao contrário do sódio, cátion dispersante.

    A maioria dos solos tropicais, apresentam na fração argila óxidos de alumínio (gibbsita), e óxidos de ferro (hematita, goethita, lepidocrocita), que podem apresentar cargas elétricas liquidas negativas ou positivas ou nulas, conforme os valores do pH do meio; além da caulinita que é responsável pelas cargas elétricas negativas.

    Os óxidos de ferro colorem os solos diferentemente: a hematita de vermelho, a goethita de amarelo e a lepidocrocita de cor alaranjada.

    Os óxidos de ferro e alumínio são minerais que possuem duplo comportamento porque são anfóteros, ou seja, geram cargas elétricas negativas quando os valores de pH superam o ponto de carga zero (PCZ) e cargas positivas quando os valores de pH são menores que o PCZ.

    Quando o pH do meio coincide com o PCZ, a argila flocula-se totalmente e a medida que o pH do meio distancia-se do PCZ a argila tende a se dispersar.