SóProvas


ID
2269801
Banca
FGV
Órgão
PC-MA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Os primeiros médicos gregos cometeram um erro, ao considerar as veias como os únicos vasos sanguíneos. O fato de as artérias estarem vazias nos cadáveres levou-os a pensar que se tratava de vasos condutores de ar (em grego, a palavra “artéria” significa “conduto de ar”)”. (Isaac AsimovBreve História da Biologia.)

O relato acima se deve ao fato de as artérias 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B
    As artérias  apresentam paredes elásticas que ajudam a bombear o sangue.


    Eu pensei assim: Quando a pessoa morre o coração dela para e a circulação é interrompida. Como as artérias têm paredes elásticas  e além disso tem o auxilio da gravidade,  o sangue circula mais rapidamente, então o sangue fica acumulado em suas veias, onde coagula.

     

    Algo a mais...

    As veias conduzem o sangue dos tecidos para o coração. A maioria das veias apresentam um sistema de válvulas que previne o retorno do sangue (pela gravidade) e favorece o fluxo unidirecional do sangue até  coração. Os capilares são a intersecção entre veias e artérias, é onde ocorrem as trocas gasosas.
    Nem todas as veias carregam sangue pobre em oxigênio: As veias pulmonares são vasos sanguíneos que carregam sangue rico em oxigênio dos pulmões até o átrio esquerdo do coração (As veias umbilicais também transportam sangue arterial).

     

     

     

    Bons estudos

  • GABARITO C
    As artérias  apresentam paredes elásticas que ajudam a bombear o sangue.

  • gabarito letra c

    confirmado

  • Bizu!

    As veias umbilicais também transportam sangue arterial.

  • As artérias apresentam fibras de elastina entre suas túnicas, o que lhes confere a elasticidade e que faz com que elas auxiliem no bombeamento do sangue.

    LETRA C

  • O sangue do coração é bombeado para as artérias. As artérias apresentam paredes elásticas que ajudam a bombear o sangue para as veias e capilares.

    Quando o indivíduo morre o coração para de bombear sangue, as artérias bombeiam seu último recebimento para as veias e capilares, assim, ficam vazias. Os capilares e veias apresentam "válvulas" que ajudam o sangue a circular em sentido unidirecional, logo impedem o refluxo sanguíneo, o sangue não é bombeado nessas regiões o que favorece um fluxo mais lento e que gera a coagulação sanguínea após o falecimento.