Gabarito A
WHOIS (pronuncia-se "ruís" no Brasil) é um protocolo TCP (porta 43) específico para consultar informações de contato e DNS sobre entidades na internet.
Uma entidade na internet pode ser um nome de domínio, um endereço IP ou um AS (Sistema Autônomo).
O protocolo WHOIS apresenta três tipos de contatos para uma entidade: Contato Administrativo (Admin Contact), Contato Técnico (Technical Contact) e Contato de Cobrança (Registrant Contact). Estes contatos são informações de responsabilidade do provedor de internet, que as nomeia de acordo com as políticas internas de sua rede.
Vale lembrar que outras empresas internacionais ainda podem ter um recurso de travar essas informações para as pessoas, chamado de Whois privado.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
CNAME é um tipo de registro DNS que mapeia um nome alias para um nome de domínio verdadeiro ou canônico. Registros CNAMEsão normalmente usados para mapear um subdomínio, como www ou mail, para o domínio que hospeda o conteúdo do subdomínio.
DNSSEC é um padrão internacional que estende a tecnologia DNS. DNSSEC adiciona um sistema de resolução de nomes mais seguro, reduzindo o risco de manipulação de dados e informações, pois garante autenticidade e integridade ao sistema DNS. O mecanismo utilizado pelo DNSSEC é baseado na tecnologia de criptografia de chaves públicas.
TRACEROUT é uma ferramenta de diagnóstico que rastreia a rota de um pacote através de uma rede de computadoresque utiliza os protocolos IP e o ICMP.
DNSSHIM é um software de código aberto que implementa o protocolo Domain Name System (DNS) para a Internet. Sua principal característica é funcionar como um servidor Hidden Master provendo informações para servidores autoritativos secundários. Além disso, com o DNSSHIM é possível gerenciar, armazenar e assinar automaticamente zonas que utilizem a extensão DNSSEC.