SóProvas


ID
2272633
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Edwin L. Shuman batizou de ________________ a técnica de redação de uma notícia começando pelo bloco com os dados mais importantes – a resposta às perguntas “o quê”, “quem”, “onde”, “como”, “quando” e “por quê” – seguido de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A 

    "A técnica da pirâmide invertida pode resumir-se em poucas palavras: a redacção de uma notícia começa pelos dados mais importantes – a resposta às perguntas O quê, quem, onde, como, quando e por quê – seguido de informações complementares organizadas em blocos decrescentes de interesse. 

    Esta arquitectura noticiosa nasceu durante a Guerra da Secessão, nos Estados Unidos da América. O telégrafo, a grande inovação técnica daquela época, possibilitava aos jornalistas o envio diário das suas crónicas de guerra. Porém, esta tecnologia ainda não tinha uma grande fiabilidade técnica e, pior do que isso, os postes que suportavam os fios do telégrafo eram um alvo muito apetecido para as tropas, pelo que o sistema estava muitas vezes inoperante. Para assegurar iguais condições de envio, jornalistas e operadores de telégrafo estabeleceram uma regra de funcionamento que não prejudicasse o trabalho dos profissionais da informação: cada jornalista enviaria o primeiro parágrafo do seu texto e, após uma primeira ronda, iniciava-se uma outra volta para que todos enviassem o segundo parágrafo do texto. (Fontcuberta, 1999, 58 e ss). Esta regra de funcionamento obrigou os jornalistas a alterarem a técnica de redacção mais utilizada até então. Em lugar do habitual relato cronológico dos acontecimentos, os jornalistas passaram a organizar os factos por valor noticioso, colocando os dados mais importantes no início do texto e garantindo assim a chegada dos dados essenciais aos seus jornais. A técnica viria a ser baptizada como Pirâmide Invertida por Edwin L. Shuman no seu livro Practical Journalism, (Salaverria, Ramón, 2005, 109), tornandose numa das regras mais conhecidas no meio jornalístico. Apesar da eficácia na transmissão rápida e sucinta de notícias, a aplicação desta técnica tende a transformar o trabalho jornalístico numa rotina, deixando pouco campo à criatividade e tornando a leitura das notícias pouco atractiva, pelo que a importância desta técnica tem sido objecto de muitas polémicas.

     

    FONTE:http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-webjornalismo-piramide-invertida.pdf