Gabarito E
O protocolo FTP (File Transfer Protocol), conforme a RFC959, utiliza a porta 21 para a conexão de controle e a porta 20 para a conexão de dados.
Muito antes dos sistemas de armazenamento em nuvem, nasceu o FTP (File Transfer Protocol). Desde os primórdios da Internet, ele é o responsável por enviar arquivos para a web. Forma prática e versátil de transferência de arquivos, ela serve basicamente para que usuários possam enviar ou receber documentos da Grande Rede por meio de um endereço no navegador ou um software instalado no PC.
A transferência é feita entre um servidor e um cliente. O primeiro é o local onde os arquivos ficam hospedados, enquanto o segundo é quem realiza a operação. A conexão é sempre autenticada por um nome de usuário e servidor em um determinado endereço de IP. Normalmente, o FTP é bastante útil para pessoas que possuem discos virtuais na rede e para quem criou um site e tem um sistema de hospedagem.
É possível criar um FTP em uma máquina ou ter acesso a algum disco já criado e que tenha sido compartilhado com você. Para criar, é preciso usar um programa como o Guild FTP. O procedimento é simples e não leva mais do que alguns passos. Caso você necessite apenas acessar um servidor de FTP existente, há a possibilidade de fazê-lo via software, mas também somente acessando a Internet.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
O FTP (File Transfer Protocol - Protocolo de Transferência de Arquivos, em tradução livre para o português) é um protocolo que foi criado para realizar a transferência de arquivos entre computadores na internet, possibilitando download e upload. Uma formas mais populares de transferência de arquivos internet, o FTP pode ser utilizado por meio de terminais de comando e programas que possibilitam sua utilização. Ou seja, é o protocolo que permite publicar os arquivos na Internet.
Para transferir arquivos do seu computador para o seu site, será necessário instalar um programa de FTP. Há vários programas de FTP disponíveis.
Permite que o cliente estabeleça a conexão com o servidor para comandos, onde ele define sua porta e o servidor define a porta 21. Para o canal de transferência de dados, o servidor é responsável por estabelecer a conexão, utilizando sua porta 20, e o cliente define sua própria porta.
Gabarito: E) porta 21 - porta 20