-
Gabarito B
Criptografia de chave pública, também conhecida como criptografia assimétrica, é uma classe de protocolos de criptografia baseados em algoritmos que requerem duas chaves, uma delas sendo secreta (ou privada) e a outra delas sendo pública.
Criptografa assimétrica utiliza duas chaves: uma Pública que faz o processo da encriptação e outra privada que faz a decriptação.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Discordo do gabarito. O correto seria letra B
Quando a chave pública da criptografia assimétrica é utilizada para criptografar e a chave privada da criptografia assimétrica é utilizada para decriptografar estamos falando de confidencialidade
Quando a chave privada da criptografia assimétrica é utilizada para criptografar e a chave pública da criptografia assimétrica é utilizada para decriptografar estamos falando de autenticidade.
Logo, podemos utilizar as duas chaves em qualquer situação
-
Complementando (retirada da cartilha do CERT)
Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio. A chave privada pode ser armazenada de diferentes maneiras, como um arquivo no computador, um smartcard ou um token. Exemplos de métodos criptográficos que usam chaves assimétricas são: RSA, DSA, ECC e Diffie-Hellman.
-
aSSimétrica - 02 chaves
a pública criptografa, qualquer 01 pode te-la
a privada decriptografa, o dono que tem.
-
O correto seria letra B. Eu posso muito bem encriptar com uma privada e descriptar com uma pública, garantindo a AUTENTICIDADE. Já o modo descrito na questão serve apenas para garantir CONFIDENCIALIDADE.
-
or????? mudaram o gabarito dessa questão, fiz ela há duas semanas e o gabarito ERA OUTRO. Pelo menos agora concordo com o gabarito...
-
Nunca tinha visto essa possibilidade. Até agora, o que conhecia é o que o Ibsen colocou.
Também marquei E.
Atualizado 01/03/17
Pesquisei um pouco mais e, realmente, é o que os colegas complementaram. Dependendo de como a chave é utilizada, será provido ou confidencialidade (criptografia) ou as características da assinatura digital.
Nesse caso, então, a chave será para encriptação ou decriptação, dependendo de como for utilizada.
Portanto, gabarito da questão está correto, B.
-
Pois eee amigo Sávio.. Não entendi nada... será que pode isso mesmo ??? Tanto para encriptação/decriptação como para decriptação/ encriptação...
Vou pesquisar melhor...
Vamos na fé !
-
b) assimétrica - encriptação/decriptação - decriptação/ encriptação
Normalmente a chave pública é usada para a encriptação, e a privada para a decriptação. No entanto, é possível utilizar a chave privada para cifrar e a pública para decifrar a informação. Esse caso é conhecido também como assinatura digital, que está inclusa dentro de criptografia de chave assimétrica.
-
acho que mudaram o gabarito
elas não são exclusivas para encriptar ou decriptar
-
Criptografia de chaves assimétricas: também conhecida como criptografia de chave pública, utiliza duas chaves distintas: uma pública, que pode ser livremente divulgada, e uma privada, que deve ser mantida em segredo por seu dono. Quando uma informação é codificada com uma das chaves, somente a outra chave do par pode decodificá-la. Qual chave usar para codificar depende da proteção que se deseja, se confidencialidade ou autenticação, integridade e não-repúdio.
Chave pública é usada para a encriptação, e a privada para a decriptação, Confidencialidade.
Chave privada é usada para a encriptação, e a pública para a decriptação, Não-Repúdio, que é o caso da Assinatura Digital.
-
Alternativa correta: B.
Apenas complementando: duas chaves, uma pública e outra privada. Agora qual é qual vai depender da aplicação.
-
Entendo que as chaves tenham dupla função, mas faltou, na minha visão, dar maiores informações sobre a operação.
Enviar um documento confidencial, o proceso seria chave publica encriptar e chave privada decriptar;
Assinar um documento o processo seria o inverso...
-
Comentário da Jéssica Egidio está mais coerente.
-
LETRA B.
Segundo Stallings(2008,p.183),"Chaves pública e privada: esse é um par de chaves que foi selecionado de modo que, se uma for usada para criptografia, a outra será usada para decriptografia. As transformações exatas realizadas pelo algoritmo dependem da chave pública ou privada que é fornecida como entrada."
-CRIPTOGRAFIA E SEGURANÇA DE REDES-STALLINGS-2008-4 EDIÇÃO.
-
Letra B
Serviço....................Chave......................De quem?
Sigilo.........................Pública......................Destinatário
Autenticação.............Privada.......................Remetente
-
Vacilo, não li todas as opções kkk
-
Discordo desse gabarito. A resposta certa é letra (E).
Em se tratando de Criptografia Assimétrica:
Chave Pública - Codifica
Chave Privada - Decodifica
Em se tratando de Assinatura Digital:
Chave Pública - Decodifica
Chave Privada - Codifica
Os dois conceitos não se confundem nem se somam.
-
ALICE POSSUI A CHAVE PUBLICA DO BOB, ALICE PRECISA ENVIAR UMA MENSAGEM PARA O BOB MAS QUER GARANTIR QUE SÓ ELE CONSIGA VERIFICAR O CONTEÚDO DA MENSAGEM DESSA FORMA:
ALICE USA A CHAVE PÚBLICA DO BOB PARA CRIPTOGRAFAR A MENSAGEM -GARANTE A CONFIDENCIALIDADE(SÓ O BOB POSSUI A CHAVE PRIVADA PARA LÊ A MSG)
BOB PRECISA ENVIAR UMA MENSAGEM PARA A ALICE, BOB PRECISA GARANTIR QUE ELA SAIBA QUE FOI ELE QUE ESCREVEU:
BOB USA A SUA CHAVE PRIVADA PARA CRIPTOGRAFAR A MENSAGEM E ENVIA PARA ALICE, ALICE POR SUA VEZ AO RECEBER A MENSAGEM DE BOB, UTILIZA A CHAVE PÚBLICA DE BOB PARA DESCRIPTOGRAFAR - GARANTE O NÃO-REPÚDIO.
_________________________________________
CRIANDO UMA MSG COM CONFIDENCIALIDADE E NÃO REPÚDIO
ALICE QUER ENVIAR UMA MENSAGEM PARA BOB PORÉM ELA QUER QUE ELE SAIBA QUE FOI ELA QUEM ENVIOU A MSG:
ALICE UTILIZA A SUA CHAVE PRIVADA PARA CRIPTOGRAFAR A MSG. EM SEGUIDA ALICE CRIPTOGRAFA NOVAMENTE COM A CHAVE PUBLICA DE BOB E ENVIA.
GARANTE A CONFIDENCIALIDADE
BOB AO RECEBER A MSG DEVE PRIMEIRAMENTE DESCRIPTOGRAFAR A MSG COM A SUA CHAVE PRIVADA .
GARANTE A AUTENTICIDADE - NÃO REPÚDIO
LOGO DEPOIS ELE DEVE DESCRIPTOGRAFAR NOVAMENTE USANDO A CHAVE DESSA VEZ PÚBLICA DE ALICE.
___________________________________________
GALERA EM NENHUM MOMENTO ACIMA FALEI SOBRE O USO DO HASH PARA GERAR INTEGRIDADE.
QUANDO SE APLICA UMA FUNÇÃO DE RESUMO(HASH) É CONHECIDO COMO ASSINATURA DIGITAL QUE GARANTE A AUTENTICIDADE(VERIFICA SE A PESSOA QUE ENVIOU É QUEM DIZ SER) E A INTEGRIDADE DE UMA INFORMAÇÃO.
NÃO CONFUNDIR COM CERTIFICADO DIGITAL.