SóProvas


ID
2273374
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária

O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer:

Alternativas
Comentários
  • MCASP 6° EDIÇÃO

     

    4.9. Suprimentos de Fundos (Regime de Adiantamento)


    O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento.

  • Gab B

    Vale lembrar que  o suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.

  • Gabarito: Letra B


    4.9. SUPRIMENTOS DE FUNDOS (REGIME DE ADIANTAMENTO)


    O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento.

    Apesar disso, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, pois, no momento da concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido. Na liquidação da despesa orçamentária, ao mesmo tempo em que ocorre o registro de um passivo, há também a incorporação de um ativo, que representa o direito de receber um bem ou serviço, objeto do gasto a ser efetuado pelo suprido, ou a devolução do numerário adiantado. MCASP 7° EDIÇÃO, pág: 133


    Abraço.

  • Questão sobre o suprimento de fundos.

    A execução completa (ou normal) da despesa pública orçamentária, em regra, passa pelos estágios do empenho, liquidação e pagamento, dentro do exercício financeiro.  Entretanto, existem incidentes que fogem a essa regra, como os Restos a Pagar (RAP), o regime de adiantamento (ex.: suprimento de fundos) e as Despesas de Exercícios Anteriores (DEA).

    O suprimento de fundos é basicamente um meio de realizar despesas que, pela sua urgência, pequeno vulto ou eventualidade, não possam aguardar o processamento normal da execução orçamentária.

    Segundo o Decreto n.º 93.872/86, consiste na entrega antecipada de numerário a servidor, com o fim de realizar despesas que não possam subordinar-se ao processo normal de aplicação, sempre precedida de empenho prévio na dotação própria à despesa a realizar, concedido a critério do ordenador de despesas, e sob sua inteira responsabilidade. Exemplos: pequenos reparos nas instalações, confecção de chaves, despesas sigilosas, etc.

    Atenção! Para resolvermos a questão, precisamos lembrar de uma característica específica do suprimento de fundos que sempre cai em prova. No momento da concessão, já se percorre os três estágios da despesa orçamentária (empenho, liquidação e pagamento), sendo que somente na prestação de contas (momento posterior) contabiliza-se a variação patrimonial diminutiva respectiva.

    Veja a disposição do MCASP:

    “O suprimento de fundos é caracterizado por ser um adiantamento de valores a um servidor para futura prestação de contas. Esse adiantamento constitui despesa orçamentária, ou seja, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento."

    Feita toda a revisão, já podemos analisar as alternativas:

    A) Errada. É necessário percorrer os três estágios da execução da despesa pública, não do orçamento público.

    B) Certa. Como vimos, para conceder o recurso ao suprido é necessário percorrer os três estágios da despesa orçamentária: empenho, liquidação e pagamento.

    C) Errada. Suprimento de fundos se relaciona com a despesa pública não tem a ver com as fontes de renda da entidade (receita pública).  

    D) Errada. É necessário percorrer as etapas da despesa pública.

    E) Errada. Suprimento de fundos se relaciona com a despesa pública. Além disso, a alternativa cita duas classificações da receita orçamentária, não estágios (previsão, lançamento, arrecadação e recolhimento).


    Gabarito do Professor: Letra B.