Os artigos críticos: São aqueles destinados a penetração, através de pele e mucosas, que entram em contato com tecidos estéreis do corpo humano, isentos de colonização.
Exemplo: agulhas, materiais cirúrgicos, cateteres cardíacos,pinças, tesouras, cabos de bisturi, espéculos vaginais, equipamentos de anestesia gasosa, conexões e acessórios de respiradores artificiais, fibras ópticas, borracha de aspiração e outros.
Os artigos semicríticos: São aqueles que entram em contato com mucosas integras ou pele lesada.
Exemplo: circuitos de terapia respiratória, endoscópios, tubos endotraqueais, macronebulizadores, máscara de ambú, nebulizador, cânula de guedel, inaladores, extensores plásticos, umidificadores de oxigênio, válvula de ambú com componentes metálicos, lâmina de laringoscópio, mamadeira e bico de mamadeira.
Os artigos não-críticos: São aqueles que entram em contato apenas com a pele íntegra do paciente ou não entram em contato com ele. Exemplo: o material usado para higienização, termômetro, esfigmomanômetro, oxímetro de pulso, comadre, papagaio, bacias, jarras, cuba rim, otoscópio, estetoscópio entre outros.