SóProvas


ID
2273659
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina da raiva humana, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A vacina é indicada somente para a profilaxia da raiva humana em situações de pré e pós-exposição.
II. Pré-exposição são considerados os indivíduos que, por força de suas atividades, estão permanentemente expostos ao risco da infecção pelo vírus, como médicos veterinários, biólogos, profissionais e auxiliares de laboratórios de virologia e anatomopatologia para a raiva, estudantes de veterinária, biologia e agrotecnia; entre outros.
III. Pós-exposição ao vírus rábico em indivíduos que sofreram mordedura, arranhadura e lambedura de mucosa provocadas por animais transmissores da doença.
IV. Não há contraindicação específica para vacina e soro em caso de profilaxia pós-exposição, considerando-se a gravidade e a evolução fatal da doença, mesmo durante a gravidez, mulheres amamentando, doenças intercorrentes ou pessoas imunocomprometidas, incluindo doentes com HIV/aids.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  A vacina é indicada  para a profilaxia da raiva humana em situações de pré , pós-exposição e reexposição.

  • A raiva e uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus presente na saliva e secreções do animal infectado, principalmente pela mordedura. Apresenta letalidade de aproximadamente 100% e alto custo na assistência preventiva as pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer.

    A vacina pode ser pré ou pós exposição. A profilaxia pre-exposição deve ser indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais. Porém os animais também devem ser vacinados, por isso a primeira afirmativa é falsa.

     A profilaxia pré exposição deve ser indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais exercidas por profissionais como: médicos veterinários; biólogos; auxiliares e demais funcionários de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva estudantes de veterinária, biologia e agrotecnia; entre outros. A segunda afirmativa é verdadeira.

    Deve-se fazer anamnese completa, utilizando-se a Ficha de Atendimento Antirrábico Humano, visando a indicação correta da profilaxia da raiva humana. As exposições (mordeduras, arranhaduras, lambeduras e contatos indiretos) devem ser avaliadas de acordo com as características do ferimento e do animal envolvido para fins de conduta de esquema profilático. A terceira afirmativa é verdadeira.

    A vacina não tem contraindicação (gravidez, em lactação, doença intercorrente ou outros tratamentos), devido a gravidade da doença, que apresenta letalidade de aproximadamente 100%. Sempre que possível, recomenda-se a interrupção do tratamento com corticoides e/ou imunossupressores ao ser iniciado o esquema de vacinação. Não sendo possível, tratar a pessoa como imunodeprimida.


    Gabarito do professor: Letra E


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Normas técnicas de profilaxia da raiva humana / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.


  •                                                                                         Gab. Letra E.

    O único íten incorreto é o I.

     

     

    I. A vacina é indicada para a profilaxia da raiva humana nas seguintes situações:
    • pré-exposição

    • pós-exposição

    • reexposição

     

     

     

     

     

    - Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

  •                                                         VACINA RAIVA INATIVADA

     Contraindicação: não há contraindicação específica para vacina e soro em caso de profilaxia pós-exposição, considerando-se a gravidade e a evolução fatal da doença, mesmo durante a gravidez, mulheres amamentando, doenças intercorrentes ou pessoas imunocomprometidas, incluindo doentes com HIV/aids.
    Nota: • Quando o usuário estiver fazendo o uso de corticoide e/ou imunossupressores, suspenda o tratamento logo que iniciar o esquema de vacinação e retorne logo após completar o esquema vacinal.

    FONTE: file:///d:/user/Downloads/manual_procedimentos_vacinacao%20(3).pdf

  • O comentário do professor refere que item I está incorreto porque os animais também têm indicação da vacina. No Manual de Normas e Procedimentos de Vacinação (2014), pág 122, não há menção alguma sobre indicação da vacina para animais. O item I está incorreto porque a vacina está indicada também nos casos de REEXPOSIÇÃO.
  • A vacina é indicada para a profilaxia da raiva humana em situações de pré-exposição, pós-exposição, e reexposição .

  • A Alternativa I está incorreta pois utiliza o termo "SOMENTE" e desta forma exclui a reexposição.