- ID
- 2273797
- Banca
- IBFC
- Órgão
- EBSERH
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Engenharia Civil
- Assuntos
Quanto ao mecanismo de formação de fissuras devido a movimentações térmicas, pode-se dizer que as movimentações térmicas de um material estão relacionadas com as propriedades físicas do mesmo e com a intensidade da variação de temperatura, a magnitude das tensões desenvolvidas é função da intensidade da movimentação, do grau de restrição imposto pelos vínculos a esta movimentação e das propriedades elásticas do material. As trincas de origem térmica podem surgir por movimentações diferenciadas entre componentes de um elemento, entre elementos de um sistema e entre regiões distintas de um mesmo material. As principais movimentações diferenciadas ocorrem em função de:
1. junção de materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica, sujeitos as mesmas variações de temperatura (ex. movimentações entre argamassa de assentamento e componentes da alvenaria).
2. exposição de elementos a diferentes solicitações térmicas naturais (ex. coberturas em relação a parede de uma edificação).
3. gradiente de temperaturas ao longo de um mesmo componente (ex. gradiente entre a face exposta e a face protegida de uma laje de cobertura).
4. falta de junta de dilatação.
Assinale a alternativa INCORRETA.