SóProvas


ID
2273797
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto ao mecanismo de formação de fissuras devido a movimentações térmicas, pode-se dizer que as movimentações térmicas de um material estão relacionadas com as propriedades físicas do mesmo e com a intensidade da variação de temperatura, a magnitude das tensões desenvolvidas é função da intensidade da movimentação, do grau de restrição imposto pelos vínculos a esta movimentação e das propriedades elásticas do material. As trincas de origem térmica podem surgir por movimentações diferenciadas entre componentes de um elemento, entre elementos de um sistema e entre regiões distintas de um mesmo material. As principais movimentações diferenciadas ocorrem em função de:

1. junção de materiais com diferentes coeficientes de dilatação térmica, sujeitos as mesmas variações de temperatura (ex. movimentações entre argamassa de assentamento e componentes da alvenaria).

2. exposição de elementos a diferentes solicitações térmicas naturais (ex. coberturas em relação a parede de uma edificação).

3. gradiente de temperaturas ao longo de um mesmo componente (ex. gradiente entre a face exposta e a face protegida de uma laje de cobertura).

4. falta de junta de dilatação.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A falta de junta de dilatação implica na ocorrência de trincas, contudo não implica em movimentações diferenciadas.

    Alternativa correta: Letra d)

     

    Bom estudo a todos!

  • http://aldowerle.blogspot.com.br/2011/12/movimentacao-termica-em-lajes-de.html

  • Sabendo que a primeira é V, mata-se a questão. 

  • A junta é colocada justamente para oferecer um caminho , um "espaço" para que ocorra essa movimentação diferenciada.

    Ela acomoda as movimentações diferenciadas.

    Então, independentemente de ter junta ou não, as movimentações diferenciais irão ocorrer pelos motivos dados na questão (1,2 e 3)

    Boa questão... nem parece que é da IBFC.. rsrs