-
O que podemos extrair dessa questão?
Que, segundo a banca IBFC:
- Impermeabilizantes rígidos = Uso em vigas baldrames, impermeabilização de argamassas, concretos e revestimentos, tratamentos de subsolos e tuneis, piscinas, caixas d´agua (acredito que somente em ambientes protegidos dos fatores externos) e reservatórios (acredito que somente em ambientes protegidos dos fatores externos).
- Impermeabilizantes semiflexíveis = Uso em superfícies de concreto, argamassa, alvenaria e aço.
- Impermeabilizantes flexíveis são divididos em emulsões e mantas. Aplicados em em lajes, banheiros, caixas d’ água, reservatórios e piscinas.
Bom estudo a todos!
-
Sistemas Rígidos:
- Aplicado em estruturas sujeitas a mínimas variaçoes térmicas, pequenas vibraçoes e/ou exposiçao solar (reservatorios inferiores, subsolos, piscinas enterradas)
- Tipos: Argamassa, argamassa impermeável e concreto impermeável, membrana epoxidica, cristalizaçao
Sistemas Semi-Rígidos/semi-flexiveis:
- Suportam microfissuras e grandes deformaçoes estruturais
- Tipos: Argamassa polimerica e epoxi
Sistemas flexiveis:
- Estruturas sujeitas a variaçoes térmcas diferenciadas e/ou grandes vibraçoes, cargas dinamicas, recalques e/ou forte exposiçao solar
- Aplicados em: Terraços, lajes, etc
- Camadas simples ou múltiplas, estruturadas ou nao, aderentes ao substrato ou flutuantes
- Podem ser:
- Moldadas in loco (locais pequenos e de difícil acesso) - emulsoes asfalticas, acrílicas, solucoes asfalticas
- Pre-fabricadas: Mantas poliméricas de PVC, mantas asfalticas, mantas polimericas
-
Na impermeabilização rígida, os produtos normalmente incorporam-se às estruturas tratadas (revestimentos de argamassa, pisos de concreto, fundações, etc.), adquirindo suas características. Por isso, sua eficácia depende, sobretudo, da integridade do sistema. Até pequenas fissuras podem servir de caminho para infiltrações e eflorescências.
Como esses produtos não resistem a movimentações intensas, seu emprego se dá principalmente em elementos enterrados, mais estáveis, como proteção contra a umidade proveniente do solo.
Exemplos: resina epóxi, cimento polimérico, cristalizantes.
fonte: http://equipedeobra.pini.com.br/construcao-reforma/44/conhecendo-os-impermeabilizantes-veja-quais-sao-os-sistemas-de-245388-1.aspx
-
Eu entraria com recurso, não tenho muito conhecimento no assunto e talvez a banca esteja correta mas a primeira assertiva dada como correta, falando em sistema rígido para caixa d'água, sendo que nesses casos há carga dinâmica, o que não é ideal para sistemas rígidos pois existe risco de fissuração. Agradeço a quem me corrigir se eu estiver errado.
-
A questão foi copiada desse material:
Curso Técnico em Edificações, Disciplina: Técnicas de Construção Civil 3, Profª Nayra Y. Tsutsumoto. A partir da pág 17, texto exatamente igual, segue o link:
"https://pep.ifsp.edu.br/moodledata/filedir/7b/6f/7b6fa18cca006b5c91ea5a9faab3edeed745db82"
Agora sobre a última afirmativa, alguém sabe se é proibido o uso de impermeabilizantes flexíveis em concreto, argamassa, alvenaria ou aço?
Sei lá... com uma pesquisa rápida vi alternativas para todas. Acho que só pq não estava escrito nesse texto eles consideraram como falso (usando o texto da semi-flexível).
OBS: Nada contra o material (que é bem útil), mas elaborar uma questão copiando slide de notas de aula... A banca digitou "impermeabilização" no google e saiu fazendo a prova.
-
Edno concordo com vc!!
-
No primeiro item : " A aplicação dos impermeabilizantes rígidos é feita em vigas baldrames, impermeabilização de argamassas, concretos e revestimentos, tratamentos de subsolos e tuneis, piscinas, caixas d´agua e reservatórios."
O item está errado, pois o sistema rígido é aplicável a estruturas sujeitas a mínimas variações térmicas, pequenas vibrações ou exposição solar.
Então as características que apresentam essas condições são dispositivos enterrados, como reservatórios enterrados, piscinas e etc. que não é o caso da questão que falou simplesmente caixa d'água e reservatórios, tornando-a incorreta.
-
IBFC sendo IBFC
-
Francisco,na minha opinião, seria anulação da assertiva, visto que no primeiro item estaria correto o uso de impermeabilizantes rígidos em reservatório aterrados ou subterrâneos ( faltou esse complemento). Outrossim, não é recomendado manta asfáltica em reservatório (superiores) , mencionado no penúltimo item, já que essa não trabalha pressões ativas da água. Fora outras menções citadas acima... Complicado uma questão dessas! Mal elaborada.