SóProvas


ID
2273821
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Das principais anomalias constatadas nas estruturas, as mais comuns estão ligadas à formação de fissuras ou à perda parcial do monolitismo das peças (destacamentos do concreto e perdas de seção das peças), sendo essas aberturas classificadas em:
( ) Fissura: seccionamento na superfície ou em toda a seção transversal de um componente, com abertura capilar, provocando tensões normais ou tangenciais. As fissuras podem ser classificadas como ativas (variação da abertura em função de movimentações higrotérmicas ou outras) ou passivas (abertura constante).
( ) Trinca: é uma abertura em forma de linha que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0,5 mm até 1,0 mm.
( ) Rachadura: abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, podendo-se “ver” através dela e cuja espessura varia de 1,0 mm até 1,5 mm.
( ) Fenda: é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, causando sua divisão em partes separadas, com espessura superior a 1,5 mm. 

Considere as proposições acima atribuindo valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresente, de cima para baixo, a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • Em termos de normalização técnica, a norma NBR 9575 - Impermeabilização: Seleção e Projeto apresenta as seguintes definições:

     

    3.46 - Fissura: abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente, com abertura inferior ou igual a 0,5 mm.

     

    3.62 - Microfissura: abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente, com abertura inferior a 0,05 mm.

     

    3.75 - Trinca: abertura ocasionada por ruptura de um material ou componente com abertura superior a 0,5 mm e inferior a 1 mm.

     

    A NBR 15.575 - Desempenho de Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos - Parte 2 apresenta:

     

    3.7 - Fissura de componente estrutural: seccionamento na superfície ou em toda seção transversal de um componente, com abertura capilar, provocado por tensões normais ou tangenciais. As fissuras podem ser classificadas como ativas (variação da abertura em função de movimentações higrotérmicas ou outras) ou passivas (abertura constante).

     

    3.9 - Trinca: expressão coloquial qualitativa aplicável a fissuras com abertura maior ou igual a 0,6 mm.

     

    As rachaduras apresentam aberturas mais pronunciadas, da ordem de 5 mm.

     

    Disponível em: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/147/ipt-responde-287663-1.aspx

  • Fissura: é uma abertura em forma de linha que aparece na superfície de qualquer material sólido proveniente de ruptura sutil de parte de sua massa, com espessura de até 0,5mm.

    Trinca: é uma abertura em forma de linha que aparece na superfície da qualquer material sólido, proveniente de evidente ruptura de parte de sua massa, com espessura de 0,5mm a 1,0mm.

    Rachadura: é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, podendo-se “ver” através dela e cuja espessura varia de 1,0mm até 1,5mm.

    Fenda: é uma abertura expressiva que aparece na superfície de qualquer material sólido, proveniente de acentuada ruptura de sua massa, causando sua divisão em partes separadas, com espessura superior a 1,5mm.

     

    https://pep.ifsp.edu.br/moodledata/filedir/6b/78/6b78b6e727b8cef247b778ae489986dae228a66a

  • A caracterização de fissura ativa e fissura passiva não está errada??

  • Também acho, Eduardo.. Na minha opinião as definições de fissura ativa e passiva estão invertidas