SóProvas


ID
2274202
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com o crescimento da Internet e o grande volume de serviços que passaram a ser oferecidos pela rede, a questão da segurança se tornou primordial. Muitos usuários já utilizam a Internet para efetuar transações bancárias, realizar compras, entre outros serviços. A criptografia é uma das tecnologias utilizadas para que as informações trafegadas na Internet não caiam em mãos erradas. Para isso são utilizados algoritmos criptográficos, aliados a senhas bem elaboradas. A criptografia pode ser simétrica (utiliza a mesma chave para criptografar e descriptografar) ou assimétrica (utiliza uma chave para criptografar e uma outra chave para descriptografar a mensagem). Na criptografia simétrica, o modo de operação é uma técnica que emprega modernas cifras de blocos como DES e AES (algoritmos criptográficos). Quatro técnicas são utilizadas no modo de operação para cifras de blocos. Um desses modos é uma técnica que se baseia puramente em cifras de blocos, em que o texto claro é dividido em blocos de N bits, o texto cifrado é formado por blocos de N bits, sendo que o valor de N depende do tipo de cifra usada. Assinale a alternativa correspondente a esse modo de operação.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta?

  • As cifras em bloco são:

     

    Electronic Code Book (ECB) - Neste modo, a mensagem é dividida em blocos de tamanho adequado, cada bloco é cifrado em separado e os blocos cifrados são concatenados na mesma ordem. O grande inconveniente desta técnica é que blocos da mensagem original idênticos vão produzir blocos cifrados idênticos, o que pode não ser desejável.

     

    Cipher Block Chaining (CBC) - Neste modo é feita uma operação OU EXCLUSIVO (XOR) do bloco de texto plano com o texto cifrado antecedente, e então ocorre a codificação. É utilizado um vetor de inicialização para iniciar o processo, já que não existe texto cifrado para o bloco inicial.

     

    • Cipher Feedback Block (CFB) - Neste modo, cada bloco de texto cifrado antecedente é codificado, e o resultado é combinado com o bloco de texto plano através do operador XOR para produzir o bloco cifrado atual. Também se utiliza um vetor de inicialização para iniciar o processo.

     

    • Output Feedback Block (OFB) - Este modo é muito similar ao CFB, exceto pelo fato de que a quantidade de XOR com cada bloco de texto plano é gerada independentemente do bloco de texto plano ou do bloco de texto cifrado

  • "Um desses modos é uma técnica que se baseia puramente em cifras de blocos, em que o texto claro é dividido em blocos de N bits, o texto cifrado é formado por blocos de N bits, sendo que o valor de N depende do tipo de cifra usada."

    Usando apenas esta afirmação, a qual nos é fornecida, podemos nos confundir com ECB e CBC, pois, em ambos, o texto claro é dividido blocos e o texto cifrado é formado por blocos de N bits (dependendo da cifra usada AES (128 bits), DES(64 bits), etc). Além disso, ambos são classificados como Cifras de BLOCOS.

    Não há como afirmarmos que é ECB ou CBC. Dessa forma, entende-se que:
    1) O examinador leu apenas o conceito de ECB;
    2) Cortou pela metade (partindo do princípio que se tudo tá certo, metade também estará)
    3) Botou as outras opções para formar a questão

    Porém, contudo, todavia. Como a descrição está extremamente minimalista, conhecendo os detalhes dos outros modos, eu optaria de fato pela letra C - ECB.

     

  • Quando o examinador diz "puramente" quer dizer que não usa mais nada para para cifrar.  CBC usa vetor de Inicialização no primeiro Bloco, CFB usa um registrador e OFB usa vetor de inicialização, além desses dois ultimos também não serem puramente cifra de bloco como afirma a questão.

    Então sobrou EBC - LETRA C

  • O modo ECB (Electronic Code Book — modo de livro de códigos eletrônico) é uma técnica que se baseia puramente em cifras de blocos. O texto claro é dividido em blocos de N bits. O texto cifrado é formado por blocos de N bits. O valor de N depende do tipo de cifra usada;

    CTRL + C (Fouzan 946)