SóProvas


ID
2274211
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A segurança de redes pode fornecer serviços baseados em cinco características básicas. Dessas características, quatro estão diretamente relacionadas com a mensagem trocada no meio da rede, enquanto que uma delas oferece autenticação ou identificação de entidades: confidencialidade, integridade, autenticação e não repúdio relacionam-se com a mensagem, e autenticação está relacionada com a entidade. Na preservação da integridade de uma mensagem, um algoritmo denominado função de hash é utilizado. Esse algoritmo cria uma imagem compactada de mensagem que pode ser usada como impressão digital. Para se candidatar a um hash, uma função precisa atender aos seguintes critérios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Funções Hash
        SHS
        MD5


    Funções Hash => H(msg) = msg_digest
        Você consegue ir, mas não consegue voltar.

        H(x) é facil de calcular para qualquer x, tornando as implementações de hardware e software práticas.

    Critérios:

        Para qualquer valor de h (message digest) dado, é computacionalmente inviável encontrar x tal que H(x) = h. Ou seja, vc não consegue voltar! É computacionalmente inviável achar uma mensagem que corresponda a um message digest;

        Para qualquer bloco dado x, é computacionalmente inviável encontrar y <> x tal que H(y) = H(x). É computacionalmente inviável achar outra mensagem y que possua o mesmo hash de uma mensagem x.

        É computacionalmente inviável encontrar qualquer par (x,y) tal que H(x) = H(y).  É computacionalmente inviável achar duas mensagens diferentes que possuam o mesmo message digest;

    Para ser útil para autenticação de mensagens, uma função de hash H(x) precisa ter as seguintes propriedades:
        H(x) pode ser aplicada a um bloco de dados de qualquer tamanho.
        H(x) produz uma saída de comprimento fixo.

     

  • "Para ser candidata a um Hash, uma função precisa atender a três critérios: Unidirecionalidade, Resistência a Colisões fracas e resitência a colisões fortes [...]".

    Fonte: Forouzan - 4ª Edição, pág. 966.