-
Gabarito D.
CHIAVENATO (2010)
Recursos são conjuntos de riquezas que podem ser exploradas economicamente pela empresa. São ativos de propriedade da empresa ou alugados por lataforma que a empresa utiliza para produzir algo ou prestar um serviço ao cliente. Contudo, os recursos são estáticos e inertes, não têm vida própria e precisam ser administrados para que, no conjunto, ajudem a produzir para a sociedade.
•
Os principais recursos empresariais são: recursos matê'riais, recursos fif· recursos humanos, recursos mercadológicos e recursos administrativos. Vejamos cada um deles separadamente.
1. Rcwrsos materiais: são também denominados recursos fisicos e englobam todos os aspectos materiais e fisicos que a empresa utiliza para produzir, materiais etc. Constituem um o o conceito do fator de produção der< t nominado natureza, pdo t~ltO de ser muito mais amplo e envolver insuz
WJ
-
Normalização ou Normatização?
-
(V) Recurso material, em sentido amplo, é todo o bem físico, tangível ou corpóreo, empregado em uma organização, os quais podem ser classificados em duas subcategorias: os recursos materiais em sentido estrito e os recursos patrimoniais. – O recursos matérias podem ser divididos em sentido amplo (todos os meios físicos que dispõe uma organização) e em sentido estrito (que são os recursos materiais e patrimoniais).
(V) A classificação de materiais é o processo de aglutinação de materiais por características semelhantes. (Afirma somente o conceito de classificação de materiais, que está correto)
(V) Um sistema de classificação deve possuir determinadas qualidades (ou atributos) que o torne satisfatório. São três os atributos de um bom sistema de classificação: abrangência, flexibilidade e praticidade. (Os atributos da classificação de materiais são: Abrangência, flexibilidade e praticidade).*
(V) São etapas (ou princípios) da classificação de materiais: catalogação, simplificação, identificação (especificação), normalização, padronização e codificação. (etapas ou princípios na classificação de materiais: ccatalogação, simplificação, identificação (especificaação), normalização, padronização e codificação). **
*quer atributos? Então Toma... PAF:
Praticidade
Abrangência
Flexibilidade
**Onde se joga Counter Strike? É no PC! Então CS E NO PC
Catalogação
Simplificação
Especificação
NOmalização
Padronização
Codificação
-
Recurso”:
É tudo aquilo que gera ou que é capaz de gerar riqueza, no sentido
econômico do termo. Dessa forma, os clássicos fatores de produção
(capital, terra e trabalho) são recursos, da mesma forma que um
prédio ocupado por uma empresa também é um recurso (patrimonial),
pois é essencial para que exerça sua atividade empresarial.
-
GABARITO LETRA DDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD.
-
Princípios:
Encontre Sal Com Nutella Pra Comer
Especificação
Simplificação
Catalogação
Normalização
Padronização
Codificação
-
Recurso material, em sentido amplo, é todo o bem físico, tangível ou corpóreo, empregado em uma organização, os quais podem ser classificados em duas subcategorias: os recursos materiais em sentido estrito e os recursos patrimoniais.
No sentido amplo também não seria incluso os recursos intangíveis, como marcas? Se alguém puder esclarecer, agradeço.
-
Gab. D
Comentário para quem ficou em dúvida no primeiro item.
Recurso material, em sentido amplo, é todo o bem físico (tangível ou corpóreo) empregado em uma organização. Para fins de gestão, os recursos materiais, em sentido amplo, podem ainda ser classificados em duas subcategorias: os recursos materiais em sentido estrito e os recursos patrimoniais, assim definidos:
Recurso material, em sentido estrito, é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza não permanente. Em geral, constituem-se em materiais que são consumidos ao longo do tempo, constituindo-se, usualmente, bens de estoque. Apesar de ser esta uma classificação contábil, o conceito de recurso material, em sentido estrito, aproxima-se sobremaneira do inerente a material de consumo.
Recurso patrimonial é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente. Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos: imóveis (prédios, terrenos etc.), instalações (uma central de ar condicionado, por exemplo) e materiais permanentes (máquinas, móveis, computadores etc.).
Fonte: ENAP, Apostila de Administração de Materiais