SóProvas


ID
2274697
Banca
IDECAN
Órgão
UERN
Ano
2016
Provas
Disciplina
História

O processo de independência, iniciado em 1808 com a chegada da família real no Brasil, fez aflorar diversos projetos de autonomia em todo o território nacional. São conflitos ocorridos durante o período regencial na região Nordeste, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca, em 1910.  sediadas no Rio de Janeiro. O objetivo era por fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.

    O presidente Hermes da Fonseca percebeu que não se tratava de um blefe e decidiu ceder diante do ultimato dos insurgentes. Os marinheiros confiaram no presidente, entregaram as armas e os navios rebelados, mas com o término do conflito o governante não cumpriu com a sua palavra e baniu alguns marinheiros que haviam feito parte do motim. Os marinheiros não se omitiram diante deste fato, estourando outro levante na Ilha das Cobras, o qual foi severamente abafado pelas tropas do governo. Muitos marujos morreram, outros tantos foram banidos da Marinha. Quanto a João Cândido, foi aprisionado e atirado em um calabouço na Ilha das Cobras. Quando se livrou da prisão, encontrava-se emocionalmente amargurado, considerado até mesmo meio alucinado. Em 1912 ele foi julgado e considerado inocente. Historicamente ficou conhecido como o Almirante Negro, aquele que aboliu o uso da chibata na Marinha brasileira.

    fonte: http://www.infoescola.com/historia/revolta-da-chibata/

  • O período Regencial teve como revoltas no Nordeste a Sabina, reivindicada pelos escravos. É o que pede o enunciado da questão "período regencial". Já a revolta da chibata ocorreu no período da República. Assim, pelo ponto de vista interpretativo, a resposta da questão carece de reavaliação.

  • Adelmo, você interpretou de forma equivocada, pois no final da questão está bem claro "EXCETO".

     

    Bons estudos!!!! 

  • Sabinada ocorreu na província da Bahia, de 1837 a 1838. Seu nome se originou do líder do movimento, o médico Francisco Sabino. A causa principal foi a insatisfação com as autoridades impostas pelos regentes na província. A revolta resultou na organização da República Bahiense.

    Balaiada ocorreu na província do Maranhão, de 1838 a 1841. Seu nome deriva do fato que parte dos revoltosos eram fabricantes de balaios. Os principais líderes foram Manuel “Balaio”, Raimundo Gomes e Cosme. As causas principais foram a insatisfação com o presidente nomeado pelos regentes e as precárias condições de vida dos vaqueiros, fazedores de balaios e escravos. A revolta resultou na conquista da vila de Caxias e na anistia dos revoltosos.

    Revolta dos Malês. Durante as primeiras décadas do século XIX várias rebeliões de escravos explodiram na província da Bahia. A mais importante delas foi a dos Malês, uma rebelião de caráter racial, contra a escravidão e a imposição da religião católica, que ocorreu em Salvador, em janeiro de 1835.

    A Revolta da Chibata foi um motim naval no Rio de Janeiro, Brasil, ocorrido no final de novembro de 1910. Foi o resultado direto do uso de chibatadas por oficiais navais brancos ao punir marinheiros afro-brasileiros e mulatos.

  • Revolta da chibata ocorreu no RJ. 

  • d) Revolta da Chibata.

     

     

     

     

    a) Balaiada - ocorreu na província do Maranhão, de 1838 a 1841. Os principais líderes foram Manuel “Balaio”, Raimundo Gomes e Cosme.

     

     

    b) Sabinada - ocorreu na província da Bahia, de 1837 a 1838. Seu nome se originou do líder do movimento, o médico Francisco Sabino.

     

     

    c) Guerra dos Malês - ocorreu na província da Bahia, entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Entre os líderes dessa revolta estavam Manuel Calafate, Luis Sanim e Pacífico Licutã.

     

     

    d) Revolta da Chibata - ocorreu no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. O levante foi liderado pelo experiente João Cândido Felisberto.

  • Gabarito: D

    Revolta da chibata não ocorreu no período regencial! Logo, alternativa D.