-
por que a IV está errada mesmo?????
-
É "digo", Em tempo é usado pra algo que faltou pra ser escrito nã ata.
-
Por que a 1 está errada?
-
a I - está errada pois o fim não precisa ser previamente divulgado, o fim da ata já é em si histórico ou jurídico.
a IV - está errada pois o erro constatado durante a escrita da ata deve ser acrescido da palavra "digo" (ex.: intensão, digo, intenção). "Em tempo" é usado ao final, no momento de lavratura da ata.
-
Na questao I- fala de registro minucioso, quando o registro é resumido
-
alguém tem sugestão de bibliografia para esse assunto? obrigada.
-
https://blog.softwareavaliacao.com.br/ata-de-reuniao/
Dá para entender bem .
-
GAB. B) II e III
I - Registro minucioso, claro e fiel das ocorrências de uma reunião de pessoas para um determinado fim previamente divulgado em edital de convocação. (A ATA É UM DOCUMENTO OFICIAL EM QUE SE REGISTRA DE MODO RESUMIDO O QUE FOI DISCUTIDO EM REUNIÃO, PORTANTO, NÃO SE TRATA DE REGISTRO MINUCIOSO )
II - Por se tratar de documento de valor jurídico, deve ser lavrada de forma que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado.
III - O tempo verbal utilizado é o pretérito perfeito do indicativo.
IV - Ao constatar erro durante a escrita da ata, emprega-se a frase “Em tempo: onde se lê...., leia-se....”, retificando assim a informação registrada. (SE O RELATOR COMETER UM ERRO DURANTE A ELABORAÇÃO DE UMA ATA DEVE EMPREGAR A PALAVRA "DIGO". AGORA, SE O RELATOR CONSTAR ERRO OU OMISSÃO DEPOIS DE LAVRADA UMA ATA, USA-SE A EXPRESSÃO: "EM TEMPO: ONDE SE LÊ...., LEIA-SE..."
-
registro = resumido não minucioso
-
I - Registro minucioso, claro e fiel das ocorrências de uma reunião de pessoas para um determinado fim previamente divulgado.
- o registro deve ser breve, claro e resumido
II - Por se tratar de documento de valor jurídico, deve ser lavrada de forma que nada lhe poderá ser acrescentado ou modificado.
- sim, correto lavrado significa por escrito
III - O tempo verbal utilizado é o pretérito perfeito do indicativo.
- sim, exemplos: "O presidente do senado reuniu-se com os presidentes da câmara e da república", "esteve de portas fechadas os dirigentes do CFM para discutir sobre novas regras..."
IV - Ao constatar erro durante a escrita da ata, emprega-se a frase “Em tempo: onde se lê...., leia-se....”, retificando assim a informação registrada.
- somente deve ser escrito ao constatar o erro a frase: "em tempo"
Alternativa B) II e III
-
I. Errado. A ata é um registro objetivo (direto), e não um registro minucioso (repleto de detalhes), por isso a primeira afirmação está incorreta.
II. Certo. A ata deve ser lavrada de modo a preservar a sua integridade.
III. Certo. O tempo verbal indicado para atas é o pretérito perfeito do indicativo.
IV. Errado. Ao constatar erro durante a escrita da ata, o mais apropriado é utilizar a partícula corretiva “digo”.
Gab: B