SóProvas


ID
227605
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

As condições ambientais de Temperatura (ºC) e Umidade Relativa (UR) no território brasileiro desfavorecem o armazenamento de produtos agrícolas em ambientes naturais. Nessas condições, os cereais e derivados liberam ácidos graxos quando armazenados inadequadamente devido

Alternativas
Comentários
  • Rancidez de gorduras
    A formação de odores e sabores estranhos em lipídeos e alimentos que os contêm, geralmente descrita como rancidez, é seguramente uma das reações mais importantes de deterioração de qualidade destes alimentos. Os mecanismos, através dos quais estas reações se processam, foram estudados e detalhados por Labuza (1971), Hamilton (1983) e Frankel (1982).
    Existem basicamente dois tipos de rancidez, a hidrolítica e a oxidativa. A rancidez hidrolítica deve-se à ação delipases, amplamente distribuídas nos alimentos e que catalisam a hidrólise dos triglicerídeos, liberando ácidos graxos. A rancidez oxidativa pode ocorrer por via enzimática pela ação das enzimas lipoxigenases ou por via não enzimática, através da autoxidação ou da fotoxidação.
    Na rancidez oxidativa têm-se a reação do oxigênio atmosférico com as duplas ligações dos ácidos graxos insaturados produzindo peróxidos e hidroperóxidos que por uma série de reações paralelas geram compostos como aldeídos, cetonas, álcoois e outros, responsáveis pelas características de produtos rancificados.

    Fonte: http://www.ceinfo.cnpat.embrapa.br/arquivos/artigo_1567.pdf