SóProvas


ID
2276215
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Infelizmente, apesar de certos cuidados e observação do local de infusão, às vezes ocorrem infiltrações de medicamentos ou infusões venosas nas vias de administração periféricas. Os sinais de infiltração ou extravasamento endovenoso periférico possuem características distintas, dependendo do tipo de medicamento ou solução que extravasa. Analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I. O extravasamento de solução endovenosa para fora da parede vascular pode causar irritação, isquemia e destruição tecidual com necrose.
II. Lesões que ocorrem nas extremidades, como pés e mãos, podem atingir outras estruturas, inclusive tendões e nervos, causando alterações nos movimentos das extremidades.
III. O tratamento não medicamentoso recomendado inclui a aplicação de calor úmido ou de compressas frias, a cada 15 minutos, por aproximadamente duas horas.
IV. Entre os fatores que contribuem para a ocorrência de extravasamento ou infiltração estão: má perfusão periférica, visualização inadequada do local da infusão e demora para interromper a infusão, mesmo aos primeiros sinais de irritação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Vários fatores contribuem para extravasamento ou infiltração endovenosa entre eles: Má perfusão, fixar o cateter de maneira que impossibilite de visualizar a região da extremidade da agulha, não observar com frequência o local da punção, não parar a infusão no primeiro sinal de flebite ou extravasamento. 

    Os sinais de infiltração são: Edema, diminuição da perfusão local, e esfriamento da extremidade afetada, alteração da coloração da pele no local (necrose), formação de bolha. 

    CondutaParar a infusão imediatamente, comunicar o médico imediatamente para realizar o medicamento hialuronidase subcutâneo ou intradérmico ao redor da lesão, elevar a extremidade afetada, não aplicar calor úmido ou compressas frias, pois pode aumentar a lesão. Observar o local a cada 15minutos por 2horas, se a lesão for muito profunda recomenda-se avaliação do cirurgião plástico.