SóProvas


ID
2276887
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A osteomielite de Garré possui aspecto radiográfico de:

Alternativas
Comentários
  • Precocemente, pode-se observar crescimento localizado do osso, por fora da cortical. Em fases mais avançadas apresenta-se como partes radiolúcidas e radiopacas alternadamente, semelhantes à CASCA DE CEBOLA. O osso esponjoso adjacente pode conservar suas características normais, esclerosar- se ou apresentar zonas osteolíticas.

    Assim que a irritação é eliminada, o osso cortical pode remodelar-se e recuperar seu aspecto normal.

    A localização mais freqüente do edema consistente e pouco doloroso é na região de bordo inferior da mandíbula, próximo ao 1º molar. Mais freqüente em mulheres, pode acometer pacientes com menos de 30 anos e ocorre quase exclusivamente na mandíbula.

    Osteomielite de Garrè é uma doenca inflamatória rara de caráter crônico, marcada por reação periosteal e que induz uma neoformação óssea. Acomete principalmente a região da mandíbula e, em casos mais raros, pode localizar-se na região metafisária dos ossos longos. A doença também é conhecida como osteomielite esclerosante de Garrè (OEG), osteomielite crônica com periostite proliferativa, osteomielite esclerosante crônica, periostite ossificante e osteomielite esclerosante crônica não supurativa.O quadro clínico é caracterizado por um início insidioso com dor local e reação do osso afetado. Os sintomas têm caráter episódico, não progressivo, e podem persistir por vários meses.

  • A osteomielite de Garré, também denominada de osteomielite esclerosante crônica com periostite proliferante, acomete principalmente a mandíbula de crianças e adultos jovens. Geralmente encontra-se associado ao primeiro molar permanente com lesão apical crônica. A baixa virulência da infecção e a alta resistência do paciente provocam uma reação do tecido ósseo através da proliferação do periósteo, resultando em um aspecto lamelar de contornos regulares ou mesmo com duplicação da cortical, cuja imagem radiográfica oclusal sugere aspecto de "casca de cebola"
  • a) “flocos de algodão” doença de paget

    c) favos de mel= mixoma

    d)“vidro despolido' displasia fibrosa