SóProvas


ID
2277586
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

      Em um local onde a aceleração da gravidade é constante, uma escada rolante foi projetada para se movimentar com velocidade escalar constante e transportar passageiros entre dois pisos separados por uma distância vertical de altura H.

Considerando que não haja força dissipativa no sistema e que 100% do trabalho do motor que movimenta a escada seja transferido para os passageiros, julgue o item subsequente.

A força aplicada pela escada rolante a cada passageiro é proporcional à velocidade escalar com que a escada se movimenta.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    A velocidade com que a escada leva cada passageiro de um piso ao outro tem a ver com a potência do motor: quanto mais rápido você quer que isso aconteça, mais potente terá que ser o motor da escada rolante.

     

    Porém a força aplicada pela escada rolante a cada passageiro só depende do peso do próprio: a força que a escada aplica terá que ser igual à projeção do peso do passageiro na direção da escada, visto que a velocidade é constante.

  • vejo de outra forma, uma escada que tem 10 passageiros nao irá trabalhar da mesma forma que uma com 100, a pontencia pode ser a mesma , porem a força será maior 

  • O exercício disse: "uma escada rolante foi projetada para se movimentar com velocidade escalar constante", sendo assim não há o porquê de se falar na força variar proporcionalmente a velocidade, uma vez que se existem 1 passageiro ou 10 passageiros, a força irá sim variar, mas a velocidade será constante, contradizendo assim a assertiva. Errada.

  • Errado

    RELAÇÃO DA POTÊNCIA COM A VELOCIDADE > POT=F.Vm > F=POT/Vm

    Logo, são inversamente proporcionais.

  • Suzana Freitas, a força que a escada exerce sobre o peso humano não deveria ser maior e não Igual como falou? porque você concorda comigo que se a escada fizer o mesmo esforço do peso humano as forças se anulariam e assim a pessoa ficaria parada?

  • A força F está no mesmo sentido do deslocamento vetorial da velocidade V. Logo o ângulo entre eles é 0° e podemos pensar em Pot instantânea. OBS : A velocidade é dada como constante na questão.

    Sendo assim : Pot = F x V

    V = pot / F ( matematicamente, quando a razão entre duas grandezas é uma constante - a velocidade é, no caso estudado - dizemos que elas são diretamente proporcionais entre si. )

    Com isso, a Força é diretamente proporcional a Potência exercida pela escada. F ~ Pot

    Quanto Maior a Potência, Maior será a Força e vice versa.

  • Como a velocidade é constante , a força aplicada pela escada é igual à força peso no eixo X... Ou seja, m*g* sen ângulo da escada...

    Perceba que não envolve velocidade

    ------------------------------------------------------------------------------------

  • penso que a ssertiva foi mal feita pois nao define em qual situação as forcas seriam aplicadas pois durante a subida a força seria anulada sim mas no momento em que a pessoa sobe na existe uma força que acelera ela até a velocidade da escada

  • Basta olhar pra fórmula:

    Pot = P.Vm

    P e V sempre serão inversamente proporcionais. O fato de V ser constante não altera essa lógica.