SóProvas


ID
2277589
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

      Em um local onde a aceleração da gravidade é constante, uma escada rolante foi projetada para se movimentar com velocidade escalar constante e transportar passageiros entre dois pisos separados por uma distância vertical de altura H.

Considerando que não haja força dissipativa no sistema e que 100% do trabalho do motor que movimenta a escada seja transferido para os passageiros, julgue o item subsequente.

Se a massa média dos passageiros for constante, então quanto maior for o número de passageiros transportados por minuto, maior será a potência desenvolvida pelo motor para movimentar a escada.

Alternativas
Comentários
  • O que entende-se por "massa média constante"? Pois, se a massa aumentar/variar ela não é constante, na minha opnião. Para ser média não deveria haver um intervalo?

    Se alguém entendeu de outra maneira por favor me explica.

  • Errei porque entendi a massa média como massa total, o que se manteve foi a média e não a total, logo houve aumento de peso.

  • Se a massa aumenta, o peso também aumenta. Isso resulta em maior trabalho da força peso. Como a potência é diretamente proporcional ao trabalho, logo a potência será maior.

  • CERTO

    ENERGIA = TRABALHO > Potência = Trabalho/tempo


    Há dois tipos de energia em uma escada rolante, a energia cinética e a potencial gravitacional. Como a velocidade é constante não há aumento de velocidade e por conseguinte, em relação à potência, também não há aumento.

    Já na energia potencial gravitacional que é variável em todo o percursos vertical, há sim aumento do trabalho, e, por conseguinte potência, pois a massa do corpo, ou, a massa média dos corpos é diretamente proporcional ao trabalho que é diretamente proporcional à potência. Massa constante é quando você tem um número X de massas com a mesma grandeza em módulo. 1m, 2m, 3m, 4m, etc.

    Imagine que 10 turistas usem a escada rolante de 6 metros de um Shopping por minuto.

    Imagine que cada turista tenha a massa de 100 kg (massa média também 100 kg), onde:

    Epg = Massa(média)*G*H = 100*10*6 = 6000J >> Potência = 6000/60 = 100J/S ou 100W

    Imagine que cada turista tenha a massa de 50 kg (massa média também 50 kg), onde:

    Epg = Massa(média)*G*H = 50*10*6 = 3000J >> Potência = 3000/60 = 50J/S ou 50W

    Perceba que se você escolher qualquer dessas massas constantes e aumentar o número de passageiros maior terá de ser sua potência. Usando o primeiro caso, por exemplo:

    100W x 5 pessoas = 500W; x6 = 600; x7 = 700

     então quanto maior for o número de passageiros transportados por minuto, maior será a potência desenvolvida pelo motor para movimentar a escada.

  • Quando trabalhamos com escadas rolantes devemos considerar a ENERGIA POTENCIAL GRAVITACIONAL ( Ep = mgh) que nesse caso é igual ao trabalho.

    Trabalho = m g h

    Potência = trabalho / tempo

    Resumindo : todas as grandezas constantes (com a MASSA no denominador),caso eu aumente a massa,logo irei aumentar a potência para conseguir transportar as pessoas por min


  • P = T/t = (F*d)/t = (m*a*d)/t


    Assim, quando você aumentar m, aumenta a potência

  • AMBÍGUAAAAAA

  • AMBÍGUAAAAAA