-
ERRADO
A escada os leva até o outro piso a uma velocidade constante, logo não há diminuição de energia cinética (Ec = mv²/2)
-
O exercício te induz a imaginar que a energia cinética ( Ec= m*v2/ 2 ) está sendo tranformada em energia potencial e como a energia potencial (Ep = massa * g * h) não tem velocidade a velocidade da Ec estaria diminuindo, mas isso não é verdade, como disse a colega Suzana Freitas , a velocidade que a escada rolante te leva é constante, ou seja, se ela te leva a 5km/h e não muda, não tem porque a Ecinética aumentar ou diminuir, porque a velocidade será sempre a mesma.
A energia cinética mudaria se à medida que fossemos chegando a saída da escada ela fosse diminuindo a velocidade. Eu nunca vi escada rolante assim! =)
Deus no comando!
-
Na realidade a banca usou conceitos inversos ou seja uma verdadeira pegadina visto que Energia Cinetica è energia do movimento e Energia Potencial è a energia armazenada.
-
Se a velocidade é constante, não há diminuição de energia cinética.
-
GABARITO ERRADO.
Energia mecânica = Energia cinética + energia potencial.
Se a escada está subindo ou descendo a energia cinética irá ser a mesma (constante), no entanto o que irá mudar é a energia potencial, ou seja, no inicio da escada não tem energia potencial, mas no final irá ter devido ao movimento vertical da escada.
-
Acrescentando uma informação aos comentários anteriores:
A energia cinética é dada por: m.v²/2 , a questão afirma que a velocidade é constante, então nem a Massa nem a Velocidade vão variar. Portanto, Ec = constante.
Porém, quando chegar no fim da escada e no segundo piso, a energia cinética será nula, pois não existirá mais velocidade, existirá apenas Energia Potencial gravitacional = m.g.h
E se a pessoa descer? O entendimento será da mesma forma e a altura será dada do chão até o segundo piso. Tanto faz estar na base ou no segundo piso.
-
ERRADA
Imagina um elevador subindo com velocidade constante, você tem uma energia cinética constante, porém está "ganhando" energia potencial gravitacional...