SóProvas


ID
227821
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Ao se executar a concretagem de uma estrutura de concreto sob a água, deve-se

Alternativas
Comentários
  • essa eu errei. rsss

    correto:  D) assegurar que o concreto seja lançado diretamente dentro da forma e em contato com a sua superfície ou sobre o concreto já lançado, com a utilização de um tubo, de forma a evitar sua queda através do líquido. 


  • Ano: 2014 Banca: VUNESP Órgão: SEDUC-SP Prova: Analista de Tecnologia - Obras

     

    Em concretagens submersas, deve-se lançar o concreto:

    e) com o auxílio de uma tubulação, diretamente no local de deposição, evitando a sua passagem através da água.

  • CONCRETAGEM SUBMERSA

     

    -> Concreto deve ser coeso quando usado em ambientes subaquáticos

     

    TREMONHA:

     

    Construir pontes, barragens ou outras estruturas localizadas parcial ou totalmente dentro da água exige o trabalho de concretagem submersa. “A ação é sempre necessária quando estão abaixo do nível da água – doce ou salgada – estruturas como fundações do tipo tubulação, barragens, paredes-diafragma, blocos de fundação de pontes e piers, tubulações e contenções, entre outras”, afirma o engenheiro Bernardo Tutikian, doutor em Engenharia Civil e  diretor de Eventos do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon).

     

    O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar. “Para evitar a mistura de solo, lama ou água com a argamassa, pode-se utilizar a lama betonítica, que preenche o espaço, mas ainda assim permite a entrada do concreto”, explica Tutikian. A primeira camada de concreto que entra em contato com a lama betonítica deve ser desprezada através do transbordamento de certa quantidade de material.

     

    Concretagem Submersa injetada

     

    “Na concretagem submersa injetada, depois que a fôrma é retirada, a estrutura de concreto fica semelhante a uma peça de mármore, sem vazio nenhum”, ressalta Belov, dizendo que a alta qualidade pode ser explicada pelo fato de a nata de cimento preencher perfeitamente todos os vazios da brita e proteger completamente a ferragem. “Com isso, a estrutura subaquática pode durar 100 anos”, complementa.

     

    A concretagem submersa injetada também pode ser aproveitada no reparo ou na recuperação de estacas danificadas pela ação da salinidade ou dos movimentos marítimos.

    O processo de manutenção começa com a raspagem e a limpeza da estrutura e, na sequência, é realizada a substituição da ferragem. Por fim, uma fôrma de fibra ou de aço é usada para receber o concreto.

     

    =============================================================

    - > Características do concreto

    Quando usado em obras submersas, o concreto não pode se misturar à água ou ao solo, portanto, deve ser bastante coeso. Para atingir o nível ideal, é indicada a especificação de elevada quantidade de materiais finos, como fíler calcário, metacaulim, sílica ativa e areia fina. “O concreto também precisará ter baixa permeabilidade, característica obtida através da redução da relação água/cimento para valores próximos de 0,4”, orienta Tutikian.

     

    O melhor tipo de concreto para ser aproveitado em situações submersas é o autoadensável. Esse produto já apresenta elevado teor de finos e conta com aditivos superplastificantes, tornando-se, assim, a opção sob medida para situações subaquáticas. 

     

    http://www.mapadaobra.com.br/negocios/concretagem-submersa-exige-solucoes-adequadas/