SóProvas


ID
2278225
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Engrenagens e cames de aço requerem altas durezas superficiais para resistirem a desgastes, devendo, para isso, passar por diferentes tipos de tratamentos térmicos. Acerca desses tratamentos, julgue o item a seguir.

Cementação e têmpera superficial são designações para um mesmo tratamento térmico em aços, do qual resulta aumento da dureza superficial da peça.

Alternativas
Comentários
  • Cementação e têmpera são tratamentos distintos, neste não há adição de C, naquele há.

  • A cementação é o tratamento térmico com aquecimento e manutenção do matrerial em altas temperaturas em atmosfera rica em Carbono, com o objetivo de que haja a adição de C na camada superficial do material.

    Já a têmpera é o aquecimento acima da zona crítica para homogeinização do material e é seguido por resfriamento brusco em água, óleo ou salmoura.

  • Cementação é um tratamento termoquímico, enquanto a têmpera é um tratamento térmico.

  • Cementação é um tratamento termoquímico que envolve difusão de carbono nas zonas mais superficiais de uma peça, gerando uma camada superficial com alta dureza e grande resistência ao desgaste. Já a têmpera é um tratamento puramente térmico, ou seja: só envolve operações de aquecimento e resfriamento bruscos.