SóProvas


ID
2278861
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O profissional da notícia atuando como gatekeeper é um conceito fundamental na comunicação para a teoria

Alternativas
Comentários
  • Relacionar as teorias do Gatekeeper e do Agendamento foi um pouco forçado ou é impressão ou falta de conhecimento da minha parte? Alguém?

    Em última instância, para agendar o jornalista terá de filtrar - o que poderia ser comparado com o agendamento. No entanto, o agendamento não é simplesmente decidir o que entra ou não, é um pouco mais sofisticado, define o caminho que o noticiário vai seguir, a linha editorial...

    São parecidas, mas não mantém relação tão direta. Certo?

  • Entendo que há relação direta, sim, entre gatekeeper e agenda-setting, na medida em que o modelo de agenda setting prevê que os temas da agenda da mída, ou seja, os temas escolhidos pelo gatekeeper, passarão a ser discutidos pelas pessoas, uma vez que foram pautados pela mídia. É o que entendi do capítulo sobre o tema do livro "Teoria da Comunicação" (págs. 207 e 208), do Luís Mauro Sá Martino.

    "Dessa maneira, se a mídia falar dos temas A, B e C, há uma tendência do público tratar igualmente desses temas em suas conversas." 

    Concluindo, quem escolheu os temas a A, B e C foi o gatekeeper. É uma relação direta, pois uma consequência da outra.
     

  • GABARITO C

     

    as Teorias (DA COMUNICAÇÃO) da segunda fase dividem-se em três: Teoria do AgendamentoGatekeeper e Newsmaking. A Teoria do Agendamento estuda a capacidade que os meios de comunicação possuem de enfatizar algum tema, estuda a importância que a mídia tem ao aproximar o indivíduo de uma realidade distante da sua. Já o Gatekeeper (Guardiões do Portão) estuda as características que levam uma mensagem a ser ou não divulgada na mídia, dependendo de cada veículo e seus pressupostos particulares como relevância, influência, confiabilidade, contexto político-social e até mesmo política empresarial. Por fim, o Newsmaking, que é um aperfeiçoamento do Gatekeeper, estuda com maior minúcia o trabalho dos profissionais de mídia, na industrialização das informações cedidas pela realidade, ou seja, a transformação da informação em notícia.

     

    FONTE: https://www.infoescola.com/comunicacao/teorias-da-comunicacao/

    concluindo: nessas três teorias é a mídia quem acaba agendando para o espectador sobre o que pensar, é ela quem escolhe o que considera relevante ou importante. Faz o papel de um filtro ou agenda mesmo na qual são pautados os assuntos mais importantes do dia. 

  • De acordo com Hohlfeldt os pesquisadores das hipóteses do agendamento, newsmaking e espiral do silêncio "não apenas propunha a atuar em equipe, quanto buscavam o cruzamento das diferentes teorias e, muito especialmente, de múltiplas disciplinas, a fim de compreender o mais amplamente possível a abrangência do processo comunicacional" (p. 188)

    HOHLFELDT, A. Teorias da Comunicação.2014. 14ª ed. Editora Vozes.

  • (Mais de um ano depois...) É claro que tem uma relação. Como disse muito bem o Jornalista Concurseiro, o agendamento começa no gatekeeper. Ao filtrar o que vira notícia, ele inicia o processo do agendamento - do que será pauta. E errei novamente. Espero que eu tenha aprendido, pois não gostaria de voltar aqui em 2019.