SóProvas


ID
2278873
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Estabelecer relações com a comunidade em que uma organização está inserida é uma atividade de comunicação que tem como objetivo promover

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Dentre as boas práticas de gestão empresarial de stakeholders, o relacionamento com a comunidade do entorno tem papel importante nas estratégias de mercado. Para além da simples política de ‘boa vizinhança’, afinar-se ao desenvolvimento dessas comunidades faz parte do crescimento sustentável de uma empresa.

    A comunidade em que a empresa está inserida fornece-lhe infraestrutura e o capital social representado por seus empregados e parceiros, contribuindo decisivamente para a viabilização de seus negócios. O investimento pela empresa em ações que tragam benefícios para a comunidade é uma contrapartida justa, além de reverter em ganhos para o ambiente interno e na percepção que os clientes têm da própria empresa. O respeito aos costumes e culturas locais e o empenho na educação e na disseminação de valores sociais devem fazer parte de uma política de envolvimento comunitário da empresa, resultado da compreensão de seu papel de agente de melhorias sociais. (ETHOS, 2007).

    Esse relacionamento garante o desenvolvimento sustentável, além de aumentar o valor agregado a imagem da empresa junto ao governo, trabalhadores, concorrentes, clientes, parceiros e fornecedores. Se considerarmos que boa parte dos trabalhadores de uma empresa geralmente são moradores das áreas adjacentes, o impacto da empatia gerada com a comunidade tem grande reflexo na motivação e integração desses funcionários.

     

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/relacionamento-com-a-comunidade-por-que/91010/

  • Cada vez mais, as organizações complexas estão se aproximando das comunidades do seu entorno. A convivência pacífica de empresa e comunidade passa por uma cuidadosa estratégia, na maioria das vezes, criada pela organização, já que a comunidade se apresenta multifacetada em termos de organismos representativos e lideranças.

    Isso não significa que a comunidade não se organize para estabelecer um relacionamento com a empresa. O mais comum é a comunidade se unir diante de um fenômeno provocado pela empresa que a atinge negativamente.

    Para que a empresa não seja vista apenas realizando ações reativas, o seu relacionamento com a comunidade deve ser constante e cuidadosamente estruturado, para que nem a empresa nem a comunidade tenham a hegemonia das ações nem se relacionem como adversárias e muito menos como inimigas.

    O objetivo é que empresa e comunidade compartilhem pacificamente determinado espaço, interagindo de forma a possibilitar que ambas experimentem uma realidade com a menor quantidade possível de conflitos. Porque eles seguramente existirão. E é tarefa dos profissionais de comunicação organizacional evitá-los e, no mínimo, preveni-los. O trabalho de combatê-los, depois de instaurados, é muito mais difícil.

    (FERNANDO RIOS)

     

    Instituto Ethos

    O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

    O objetivo do Instituto Ethos é disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as organizações a:

    Compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;

    Implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo;

    Assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;

    Demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos;

    Identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;

    Prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.

  • Todas as organizações, privadas ou públicas, nacionais ou estrangeiras, grandes ou pequenas, possuem stakeholders, um termo em inglês que caracteriza indivíduos ou grupos de pessoas vinculadas à organização, podendo influenciá-la e/ou por esta ser influenciados; são os públicos de interesse. Colaboradores, consumidores, comunidade, mídia, acionistas e governo são alguns exemplos.

    Para subsistir e obter sucesso no mercado em que atua, é essencial que as organizações mapeiem seus públicos de interesse, identifiquem o grau de relevância, necessidades e demandas destes, para então, tentar conciliar interesses.

    No relacionamento com a comunidade, um importante público de interesse que costuma estar próximo geograficamente à organização, é necessário desenvolver compromisso social, despertando atitudes positivas em seus colaboradores, como responsabilidade, participação proativa, ações integradas e multiplicação de iniciativas. A comunicação integra o processo ao incentivar tais posturas nos indivíduos e ao expor publicamente os resultados alcançados.

    Vamos analisar as alternativas e encontrar a opção certa:

    A) Errado. A participação em ações sociais, de cunho assistencial, pode ser um dos objetivos da comunicação no relacionamento com a comunidade. Não requer, necessariamente, o envolvimento com alguma entidade específica.  

    B) Errado. A divulgação das atividades fim da organização (as atividades que geram lucro para a empresa, como as vendas) não é um objetivo da comunicação no relacionamento com a comunidade. Nesse contexto, o alvo é contribuir, não obter lucro ou novos clientes.

    C) Errado. As ações de marketing não fazem parte do objetivo da comunicação no relacionamento com a comunidade. Nesse contexto, o alvo é contribuir, não obter vantagens mercadológicas.

    D) Errado. O patrocínio de programas sociais não é um objetivo da comunicação no relacionamento com a comunidade. Essa ação pode estar presente como uma estratégia para alcançar um fim, mas não é algo obrigatório e tampouco é um propósito em si.

    E) Certo. A parceria com reciprocidade é um dos objetivos da comunicação no relacionamento com a comunidade. Por meio de ações bem elaboradas, executadas e apresentadas, todos os envolvidos colhem benefícios recíprocos: convivência amistosa na região; confiança entre membros da organização e vizinhança; trabalho voluntariado; e recursos para atividades ligadas ao propósito do relacionamento.

    Com base nessas explicações, podemos concluir que a alternativa E é a certa.

    Gabarito do Professor: Letra E.


    Bibliografia:

    - Andrade, Teobaldo de. Para entender Relações Públicas. 4. ed. São Paulo: Loyola, 1993.

    - Bandeira-de-Mello, Rodrigo. Relacionamento entre empresa e stakeholders: um estudo de caso no setor eletroeletrônico. RAI – Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.8, n.1, p. 148-168, jan./mar. 2011.