- 
                                A questão consiste em você perceber que o octógono da para ser dividido em dois trapézios e um retângulo. Trapézios com base menor 3 e base maior 9 ( Área = 18)
 Retângulo com comprimento 9 e largura 3 ( Área = 27)
 
 18*2 + 27 = 63 ( Área do octógono )
 
 Agora é só comparar a área dos dois
 
 81 / 63
 
 
- 
                                Complementando a resolução do Luã Álvaro:    63/81 = 21/27 = 7/9   Resposta: letra C 
- 
                                Luã Álvaro: A questão disse que quando do corte das arestas do quadrado formava-se um triangulo ISÓCELES... ou seja, fiquei seguro de que a base do triangulo fosse diferente de 3, pois os dois catetos já são iguais... desse modo, eu nao considerei que a base seria 3 também, foi aqui q eu fiquei travado na questao. Se a questao tivesse dado que formava EQUILÁTERO, ficaria fácil e seguro de resolver. Nesse caso, você supôs que o triangulo formado seria 3 3 3 ? Ou voce calculou a base? Por pitágoras o calculo não dá exato, foi onde eu desisti e vi que algluma coisa estava errada.  Ademais, acredito que segundo a prova do pitágoras, não é possível formar um triangulo 3 3 3, se fosse isósceles os catetos seriam 3, 3 e a hipotenusa 4,243   
- 
                                Área do quadrado 9*9 = 81 Podemos trasnfomar os 4 isóceles em 8 triângulos relangulos, a área ficaria assim B.H/2 = (1,5*3 /2 ) =  2,25 a área de cada triangulo retângulo. Sendo assim, mutiplicamos 2,25 por 8 e obtemos = 18. (Foi isso o que retimamos do quadrado) Subtraimos de 81 para descobrimos a área do octógono = 63. Agora fazemos a razão : 63/81 = 7/9. Bons estudos, Fé em Deus Sempre!! 
- 
                                É só achar a área de um triângulo (b.h/2) , e multiplicar o resultado  por quatro (pois são 4 triângulos) , desconta esse valor da área do quadraado e pronto tem a área do octogono. 
- 
                                Rafael Pascoin , pensei do mesmo jeito.... se o triangulo é ISOCELES, como pode ter os três lados iguais...Nao entendi também. 
- 
                                
                            
- 
                                TRIÂNGULOS COM TODAS AS PARTES IGUAIS (NO CASO EQULÁTERO) TAMBÉM É ISÓCELES. 
- 
                                Encontrei o resultado apenas fazendo o desenho do quadrado igual o enunciado, reparti cada 9 cm² em 2 e contei todos os triagulos isósceles que se formaram dentro do octógono = 14 e todos os que se formaram no quadrado inicial = 18. 14/18 = 7/9.