SóProvas


ID
2279125
Banca
UVA
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Predomínio do intemperismo físico, drenagem intermitente, vegetação xerófila e presença de tabuleiros terciários são características que definem o domínio morfoclimático brasileiro:

Alternativas
Comentários
  • DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS

     

    Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística.

    No Brasil, o geógrafo Aziz Ab’Saber foi o responsável por fazer essa classificação. Para ele, o país possui seis grandes domínios morfoclimáticos:

    Domínio Equatorial Amazônico: situado na região Norte do Brasil, é formado, em sua maior parte, por terras baixas, predominando o processo de sedimentação, com um clima e floresta equatorial.

    Domínio dos Cerrados: localizado na porção central do território brasileiro, há um predomínio de chapadões, com a vegetação predominante do Cerrado.

    Domínio dos Mares de Morros: situa-se na zona costeira atlântica brasileira, onde predomina o relevo de mares de morros e alguns chapadões florestados, como também a quase extinta Mata Atlântica.

    Domínio das Caatingas: localiza-se no nordeste brasileiro, no conhecido polígono das secas, caracterizado por depressões interplanálticas semiáridas.

    Domínio das Araucárias: encontra-se no Sul do país, com predomínio de planaltos e formação de araucárias.

    Domínio das Pradarias: também conhecido como domínio das coxilhas (relevo com suaves ondulações), situa-se no extremo Sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, com predominância da formação dos pampas e das pradarias.

    Entre os seis domínios morfoclimáticos existem as faixas de transições. Nessas faixas são encontradas características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Algumas conhecidas são o Pantanal, o Agreste e os Cocais.


    Por Régis Rodrigues
    Graduado em Geografia

     

    http://brasilescola.uol.com.br/brasil/dominios-morfoclimaticos.htm

     

    LETRA A

  • Predomínio de intemperismo físico: sinal de pouca chuva. Elevada variação de temperatura: variação volumétrica dos materiais. Muito sol. 

    Drenagem intermitente: Escoamento superficial precário, sinal de pouca chuva e elevada profundidade do lençol freático.

    Vegetação xerófila: pouco densa, espaçada, rasteira e contentoras de água

    Tabuleiros terciários: formação do período terciário.

     

     

  • NÃO VEJO ISSO COMO ATUALIDADES!

  • sempre tem um abestado que não estuda correto , depois fica reclamando das questão