-
O Roteamento e Seus Componentes
O roteamento e' a principal forma utilizada na Internet para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral, incluindo computadores, roteadores etc.). O modelo de roteamento utilizado e' o do salto-por-salto (hop-by-hop), onde cada roteador que recebe um pacote de dados, abre-o, verifica o endereco de destino no cabecalho IP, calcula o proximo salto que vai deixar o pacote um passo mais proximo de seu destino e entrega o pacote neste proximo salto. Este processo se repete e assim segue ate' a entrega do pacote ao seu destinatario. No entanto, para que este funcione, sao necessarios dois elementos: tabelas de roteamento e protocolos de roteamento.
Tabelas de roteamento sao registros de enderecos de destino associados ao numero de saltos ate' ele, podendo conter varias outras informações.
Protocolos de roteamento determinam o conteudo das tabelas de roteamento, ou seja, sao eles que ditam a forma como a tabela e' montada e de quais informacoes ela e' composta. Existem dois tipos de algoritmo atualmente em uso pelos protocolos de roteamento: o algoritmo baseado em Vetor de Distancia (Distance-Vector Routing Protocols) e o algoritmo baseado no Estado de Enlace (Link State Routing Protocols).
-
O Roteador busca encaminhar o pacote através da melhor rota disponível, portanto, deve analisar qual o IP destino para poder calcular a rota.
-
CERTI
Switch -> Endereços MAC (físico)
Roteador -> Endereço IP (lógico)
Para quem precisa de uma ajuda na preparação, segue no instagram a página @prof.lucasmicas
Dicas que me levaram ao 1º lugar na PF!
-
Roteador – dispositivo de rede que interconecta duas ou mais redes físicas e encaminha pacotes entre elas. Ele interliga as diferentes redes e essa ligação permite que, quando um usuário tenta acessar um dado, esse dado trafegue por várias rotas, que são as redes interligadas. O roteador controla o tráfego dos dados dentro da internet. Resumindo: o roteador é um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele é mais "inteligente" que o switch, pois além de poder fazer a mesma função deste, também tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino e, para isso, analisa o IP de destino. É como se a rede fosse uma cidade grande e o roteador escolhesse os caminhos mais curtos e menos congestionados.
-
Possuem como função a decisão sobre qual caminho o tráfego de informações deve seguir.
-
Sabemos que o roteador busca encaminhar pacotes pela melhor rota disponível, diferentemente do Switch que analisa o endereço MAC (endereço físico) disponível, o Roteador analisar o endereço IP (endereço lógico) de destino para calcular a rota.
Portanto, um roteador considera o endereço IP de destino no cabeçalho IP para tomar decisões de roteamento.
-
CERTO.
A questão exige conhecimento das funcionalidades de um roteador.
Sabemos que o roteador busca encaminhar pacotes pela melhor rota disponível. Diferentemente do Switch, que analisa o endereço MAC (endereço físico) disponível, o Roteador analisa o endereço IP (endereço lógico) de destino para calcular a rota.
Portanto, um roteador considera o endereço IP de destino no cabeçalho IP para tomar decisões de roteamento.
Fonte|: estratégia
-
Questão Correta.
Em uma outra prova, a Cespe quis induzir o candidato a pensar que tal mecanismo existia também nos Switchs, o que é falso:
Ano: 2018 Banca: Órgão: Prova:
Acerca de fundamentos de redes e comunicação de dados, julgue o item que se segue.
Em uma rede de circuitos virtuais, os switches intermediários decidem para onde mandar os pacotes a partir da avaliação do endereço do destino final contido em tal pacote de dados.
Errado
-
ROTEADOR
ENCONTRA A MELHOR ROTA
INTERLIGA REDES - INCLUSIVE A REDE INTERNA COM A INTERNET
Baseia-se no ENDEREÇO LÓGICO - IP
Atua na CAMADA DE REDE (3)
-
O roteador distribui seus pacotes por meio dos endereçamentos lógicos (IP – Internet Protocol), sendo responsável por interligar redes diferentes.
Um roteador é um elemento intermediário em uma rede de computadores que permitem o roteamento de pacotes entre redes separadas.
FONTE: Hachid Targino.