SóProvas


ID
2279953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Acerca dos conceitos de bancos de dados, julgue o item seguinte.

Em um projeto de banco de dados, a modelagem conceitual define quais dados vão aparecer no banco de dados, mas sem considerar a sua implementação.

Alternativas
Comentários
  • c-

    O modelo conceitual descreve a infromação que devehaver no sistema em forma de fluxograma com um detalhamento de suas funionalidades, definindo tabelas e elacionamentos dos dados. Exemplo é diagrama ER.

  • Conceitual: independe do paradigma e do SGBD

    Lógico: depende do paradigma

     

  • Modelo conceitual é o sistema de banco de dados ainda não implementado.

  • GABARITO CERTO

    A modelagem só visualiza e organiza as entidades e caracteristícas envolvidas, não se preocupando com a tecnologia de implementação

  • CERTO

     

    A modelagem conceitual é definido o que irá aparecer no banco de dados, mas ainda não ocorre a implementação no SGBD, pois esta acontece na modelagem lógica.

  • GABARITO - CORRETO

    Segundo Heuser,

    "Um modelo conceitual é uma descrição do banco de dados de forma independente de implementação em um SGBD. O modelo conceitual registra que dados podem aparecer no banco de dados, mas não registra como estes dados estão armazenados a nível de SGBD."

    Assim, note que no modelo conceitual não sabemos qual é o paradigma do banco. Ou seja, não sabemos qual é tipo de SGBD que será usando.

  • a implementação só vai aparecer no modelo físico

  • MODELO CONCEITUAL

    oferece conceitos que são mais próximos ao modo como muitos usuários compreendem os dados. Esse modelo é independente de hardware ou software, podendo ser implementado por qualquer SGBD.

    MODELO LÓGICO

    oferece conceitos que podem ser facilmente entendidos pelos usuários finais. Ele constitui uma representação para um banco de dados específico, utilizando as estruturas suportadas por ele.

    MODELO FÍSICO

    oferece conceitos que descrevem os detalhes de como os dados são armazenados no computador. Eles costumam ser voltados para especialistas de computadores e, não, para usuários finais. Esse modelo é totalmente dependente do SGBD.

  • A modelagem conceitual seria você definir ''O QUE'' (DADOS), ''QUEM''(ACESSO), mas sem definir ''COMO'' (Aqui é atribuição da modelagem física utilizando o SGBD)

  • Nível mais alto da Abstração

    Independe da implantação do SGBD ( não depende do SGBD)

    Registra como os dados aparecer mas não registra como estão armazenados.

    Flexível e genérico - (Aplicável a qualquer SGBD)

  • GABARITO CORRETO!

    Modelo/Esquema Conceitual

    Descreve estrutura do Banco de Dados: entidades, tipos de dados, relações, restrições etc.

    Independente de implementação em SGBD: oculta detalhes de armazenamento físico.

    Elmasri, Ramez; Navathe, Shamkant B. (2005) Sistemas de Bancos de Dados. 

  • A arquitetura ANSI de três níveis separa o nível externo dos usuários, o nível conceitual do banco de dados e o nível de armazenamento interno no projeto de um banco de dados.O nível interno tem um esquema interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados e descreve os detalhes completos do armazenamento de dados e os caminhos de acesso para o banco de dados. CORRETO

    Nivel externo dos usuários - também conhecido como nível lógico do usuário é o mais próximo dos usuários, ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais.

    Nível conceitual (esquema conceitual) – também conhecido como nível lógico comunitário, ou às vezes apenas nível indireto, sem qualificação que se ocupa do modo como os dados são vistos por usuários individuais. É uma representação de todo o conteúdo de informações do banco de dados, mais uma vez em uma forma abstrata em comparação como os dados são armazenados fisicamente.

    Nível interno (visão interna) – também conhecido como nível físicoé o mais próximo do meio de armazenamento físico – ou seja, é aquele que se ocupa do modo como os dados são fisicamente armazenados. A visão interna é uma representação de baixo nível de banco de dados por inteiro; ela consiste em muitas ocorrências de cada um dos vários tipos de registros internos.

  • Pega esse exemplo!! Pra construir uma casa você contrata um arquiteto e fala o que vai querer (Modelo Conceitual), logo depois o arquiteto vai colocar o que você quer no papel (Modelo lógico- é uma representação gráfica do modelo conceitual), em seguida o arquiteto vai ir com o engenheiro e fala "É o seguinte, o cara quer isso, baseado nisso, faz aí" (Modelo Físico- é a parte pesada e que dificilmente o usuário final vai entender). No modelo lógico, o usuário final ainda consegue entender, no nosso exemplo, é aquele projeto bonitinho feito no Revit (Quem é da engenharia ou da arquitetura vai entender), agora no modelo físico o usuário final não vai entender, é aquele garrancho feito no autocad.

  • Exato.

    Esquema lógico (O MESMO QUE ESQUEMA CONCEITUAL).

    Implementação = execução, realização... (o modelo conceitual não abrange isso)

  • MODELO CONCEITUAL

    -> Mais próximo do que o usuário percebe;

    -> Independente de um SGBD específico;

    -> MER (ENTIDADE/ATRIBUTOS/RELACIONAMENTOS)

  • Modelo Conceitual: Informa QUAIS dados podem aparecer e NÃO COMO são armazenados.

  • Ao montar um baco de dados, a primeira coisa que deve ser feita é levantar os requisitos dos usuários. A partir disso será criada a modelagem conceitual (alto nível de abstração), no modelo entidade-relacionamento (mais comum), na qual cada objeto descrito pelo cliente será uma entidade. Nesse modelo, aparecerá quais dados serão apresentados no banco de dados, mas não é especificado como serão armazenados. Além disso, não será definido o modo de implementação.

    Prof. Jósis Alves

  • CERTO

    Níveis da arquitetura de 3 esquemas:

    - Nível externo -> visão dos usuários de acordo com a sua “hierarquia”

    - Nível conceitual lógico -> mostra descrição => entidades / tipos de dados / relacionamento / operações do usuário / restrições.

                    Não mostra detalhes da estrutura de armazenamento físico.

    QUESTÃO a modelagem conceitual define quais dados vão aparecer no banco de dados, mas sem considerar a sua implementação.

    - Nível interno -> descreve estrutura de armazenamento físico.

  • Resuminho que eu tirei de algum lugar:

    CONCEITUALmodelo de dados de alto nível

    - representação fiel do ambiente observado;

    - independente de sua implementação, de tecnologia, do paradigma e do SGBD;

    LÓGICOmodelo de dados representativo

    - representa a estrutura de dados pela visão do usuário do SGBD;

    - independente de tecnologia e do SGBD;

    - dependente do paradigma do SGBD;

    - Os modelos lógicos de dados descrevem os tipos de entidades lógicas, os atributos dessas entidades e os relacionamentos entre elas.

    FÍSICOmodelo de dados de baixo nível

    - descreve os detalhes de como os dados são fisicamente armazenados;

    - seleção de índice, formas de acesso e estrutura de armazenamento interno;

    - depende do paradigma e do SGBD;

  • Alguém me explica o que diabos é uma "implementação" e qual é sua diferença para "paradigma"

  • Só para complementar, um resumo tentando separar as modelagens, a nível de abstração, da arquitetura de 3 esquemas ou 3 níveis. Modelagem conceitual será diferente do nível/esquema conceitual. Em modelagem, haverá a CONCEITUAL - informa QUAIS são os dados armazenados (não como), mais alto nível de abstração, menos detalhes e totalmente independente de tecnologia. Modelagem LÓGICA = é o intermédio entre a modelagem conceitual e a física, será a nível de usuário de SGBD e dependente do tipo de SGBD que será implementado. Por fim, a modelagem FÍSICA será de mais baixo nível de abstração, ou seja, mais detalhado, que informará COMO os dados são armazenados e TOTALMENTE dependente de tecnologia. Já na arquitetura de 3 esquemas/níveis, haverá o nível de VISÃO/EXTERNO/DE USUÁRIO, que é a forma como o banco de dados será visto pelo usuário final. O nível CONCEITUAL/LÓGICO, que agora serão sinônimos, informa todos os dados que serão armazenados e, por fim, o nível FÍSICO/INTERNO será aquele que está "de cara com o banco de dados" e irá informar os caminhos que os dados percorrem até que sejam armazenados. A arquitetura será utilizada, principalmente, para identificar as independências lógicas e físicas.

  • Ao montar um baco de dados, a primeira coisa que deve ser feita é levantar os requisitos dos usuários. A partir disso será criada a modelagem conceitual (alto nível de abstração), no modelo entidade-relacionamento (mais comum), na qual cada objeto descrito pelo cliente será uma entidade. Nesse modelo, aparecerá quais dados serão apresentados no banco de dados, mas não é especificado como serão armazenados. Além disso, não será definido o modo de implementação. 

    (fonte grancursos Josis Alves )

  • Apesar da palavra "define" forçar um pouco a barra, a questão encontra-se certa. A modelagem conceitual é a primeira etapa do projeto do BD, por meio da qual se faz um esboço para "definir" a estrutura do BD e quais informações são pertinentes a serem implementadas.

  • , a modelagem conceitual define quais dados vão aparecer no banco de dados ok!

    modelagem entidade relacionamento MER

    é uma entrevista com o cliente para atender suas necessidades na criação do banco de dados

    deve-se anotar as ideias em um papel,fazer um esboço,anotar os requistitos que ele deseja implementar no seu banco de dados,ou seja, é a criação e a definição do que ele busca .

    mas sem considerar a sua implementação. ok!

    não vai implementar nada porque o banco de dados que o cliente deseja não foi criado

    você só vai anotar e colher suas respectivas necessidades baseado no mundo real

  • Gabarito certo.

    Um projeto de um banco de dados depende de um modelo de dados, que, a depender do grau de abstração, pode ser dividido em:

    Modelo Conceitual: é a primeira fase da modelagem, na qual é representada o mundo real por meio de uma visão simplificada dos dados e seus relacionamentos. Nessa fase, é possível determinar quais as informações serão armazenadas no banco de dados. É independente de SGBD.

    Modelo lógico: nessa fase, a compreensão do usuário comum já é intermediária, esse modelo é uma representação específica do modelo interno, utilizando as estruturas de um banco de dados.

    Modelo físico: um modelo de baixo nível, possui um grau de compreensão maior, há a descrição do armazenamento dos dados e é totalmente dependente do SGBD.

    Ou seja, no modelo conceitual é informado como as informações são armazenadas sem considerar qual SGBD, por isso não é considerado sua implementação.

  • (CESPE/2013) A arquitetura ANSI de três níveis separa o nível externo dos usuários, o nível conceitual do banco de dados e o nível de armazenamento interno no projeto de um banco de dados. O nível interno tem um esquema interno, que descreve a estrutura do armazenamento físico do banco de dados e descreve os detalhes completos do armazenamento de dados e os caminhos de acesso para o banco de dados. àCERTO

    (CESPE/2014) De acordo com a arquitetura ANSI, o nível conceitual representa os dados independentemente de qualquer aplicação. à CERTO

    (CESPE - 2015) O nível interno de um banco de dados é definido como sendo o mais próximo do meio de armazenamento físico. Nesse nível, estão a representação física dos campos e a sequência física em que os registros estão armazenados no sistema. (CERTO)