- 
                                (C) 
 A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade.
 
 Com ela a sua empresa ou o seu departamento elimina o processo manual de coleta de assinaturas, a remessa física de documentos, o reconhecimento de firmas e a gestão de documentos físicos, reduzindo custos, simplificando os processos e agilizando substancialmente a formalização dos documentos.
 
 A validade e admissibilidade legal da assinatura digital são garantidas pelo artigo 10 da MP nº 2.200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil, conferindo presunção de veracidade jurídica em relação aos signatários nas declarações constantes dos documentos em forma eletrônica.
 
- 
                                vamos ao que segue..    O que é assinatura digital? Como a assinatura realizada em papel, trata-se de um mecanismo que identifica o remetente de determinada mensagem eletrônica. No âmbito da ICP-Brasil, a assinatura digital possui autenticidade, integridade, confiabilidade e o não-repúdio - seu autor não poderá, por forças tecnológicas e legais, negar que seja o responsável por seu conteúdo.  A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. A técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura.   Outra definição:   A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. Tem validade jurídica inquestionável e equivale a uma assinatura de próprio punho. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade.     Espero ter ajudado..   abraço 
- 
                                Entendi pela vídeo aula que assinatura digital garantiria autenticidade, integridade e não-repúdio. Por que então confidencialidade está na resposta correta?  
- 
                                 e) Garantem a identidade do dono do certificado ---> não seria autenticidade? Pq está errado? 
- 
                                Quem ASSINA, garante a INA (Integridade, Não repúdio, Autenticidade).   
- 
                                O INA não é o bastante para resolver essa questão Tatiane, onde tem "Confiabilidade de conexão" nesse teu INA ai? 
- 
                                 c) Garantem a integridade dos dados e a confidencialidade da conexão. 
- 
                                "Os certificados auto-assinados são geralmente usados por usuários domésticos e pequenas empresas que não desejam instalar uma infraestrutura de chave pública (PKI) em suas organizações e não desejam adquirir um certificado comercial.   A principal desvantagem do uso de certificados auto-assinados é que eles apenas são úteis para a troca de documentos com pessoas você conhece pessoalmente e tem certeza de que são realmente os remetentes do documento. Com os certificados auto-assinados, não há uma terceiros que possam validar a autenticidade do seu certificado. Cada pessoa que receber o seu documento assinado deve decidir se confia ou não no certificado."   https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc545899(v=office.12).aspx   
- 
                                Gabarito: LETRA C   Certificado autoassinado: é aquele no qual o dono e o emissor são a mesma entidade.  Costuma ser usado de duas formas:   Legítima: além das ACs raízes, certificados autoassinados também costumam ser usados por instituições de ensino e pequenos grupos que querem prover confidencialidade e integridade nas conexões, mas que não desejam (ou não podem) arcar com o ônus de adquirir um certificado digital validado por uma AC comercial.   Maliciosa: um atacante pode criar um certificado autoassinado e utilizar, por exemplo, mensagens de phishing (mais detalhes na Seção 2.3 do Capítulo Golpes na Internet), para induzir os usuários a instalá-lo. A partir do momento em que o certificado for instalado no navegador, passa a ser possível estabelecer conexões cifradas com sites fraudulentos, sem que o navegador emita alertas quanto à confiabilidade do certificado.   FONTE: https://cartilha.cert.br/criptografia/ 
- 
                                Não entendi o erro da B. Não são gerados por autoridades certificadoras?? 
- 
                                Pensei que a alternativa B também estaria correta, mas o erro se encontra na palavra "Gerados", o correto seria "Emitidos" 
- 
                                O erro da B não está em outra coisa, senão que esse tipo de certificado não é emitido somente por autoridades certificadoras.   Basta ler os comentários. A CertBR diz que ele é: "aquele no qual o dono e o emissor são a mesma entidade.  Costuma ser usado de duas formas:   Legítima: além das ACs raízes, certificados autoassinados também costumam ser usados por instituições de ensino e pequenos grupos que querem prover confidencialidade e integridade nas conexões, mas que não desejam (ou não podem) arcar com o ônus de adquirir um certificado digital validado por uma AC comercial.   Maliciosa: um atacante pode criar um certificado autoassinado e utilizar, por exemplo, mensagens de phishing (mais detalhes na Seção 2.3 do Capítulo Golpes na Internet), para induzir os usuários a instalá-lo. A partir do momento em que o certificado for instalado no navegador, passa a ser possível estabelecer conexões cifradas com sites fraudulentos, sem que o navegador emita alertas quanto à confiabilidade do certificado.   FONTE: https://cartilha.cert.br/criptografia/"   Aproveitando o comentário do Gabriel Samurai. Abraço. 
- 
                                GABARITO C   O que se obtém com a Assinatura Digital?  1) Autenticidade: o fato de a assinatura ter sido realizada pela chave privada do remetente e confirmada por sua chave pública (no destino), tem-se a garantia de que foi realmente aquele usuário que a enviou; 2) Integridade: Como a assinatura digital usa hash, é possível garantir que a mensagem não foi alterada no meio do caminho; 3) Não-Repúdio: o usuário não poderá dizer que não foi ele quem escreveu aquela mensagem.   bons estudos 
- 
                                Atenção!  O termo "Certificados Autoassinados" quer dizer que tem Criptografia na mensagem.    Veja: Criptografia garante: Confidencialidade e Integridade. Assinatura Digital, como os colegas mencionaram, garante: Autenticidade/Não Repúdio/Integridade. Por isso da confusão do "Confidencialidade" na resposta (Gabarito C), até porque Assinatura Digital NÃO garante confidencialidade na mensagem como alguns colegas citaram.  Bons estudos! 
- 
                                Certificado digital garante: -> Integridade -> Não repúdio -> Autenticidade -> Confidencialidade   Assinatura digital garante: -> Integridade -> Não repúdio -> Autenticidade ** não garante a confidencialidade. 
- 
                                C. Garantem a integridade dos dados e a confidencialidade da conexão. 
- 
                                BIZU       CERTIFICADO DIGITAL:   CONFIDENCIALIDADE - INTEGRIDADE    ASSINATURA DIGITAL - AUTENTICIDADE - NÃO REPÚDIO - INTEGRIDADE