SóProvas


ID
228232
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere uma economia fechada, com curvas IS-LM de formato normal, oferta agregada infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços e equilíbrio de renda abaixo do nível de pleno emprego. Nesse caso, o efeito de uma política fiscal expansionista será

Alternativas
Comentários
  • Letra D
    Primeiro explicando o enunciado da questão: "a oferta é infinitamente elástica", significa dizer que dada uma variação na renda ou na taxa de juros a curva LM se deslocará. .
    "o equilibrio de renda está abaixo do nível de emprego" - significa que estamos no modelo keynesiano.

    Adotando-se uma política fiscal expansionista, aumenta-se os gastos e diminui-se os impostos, consequentemente
    haverá um aumento na renda e aumento na taxa de juros, deslocando-se a curva IS para cima.
  • Comentário de Mais.um no fórum concurseiros:
    "O modelo IS-LM é um modelo de curto prazo que se preocupa, essencialmente, com o lado da demanda. A expressão "a oferta agregada é infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços" significa que, aos preços correntes, as firmas irão ofertar qualquer nível de produto que seja demandado (a demanda é efetiva, é ela que determina o nível do produto).

    Mais ainda, a frase "equilíbrio de renda abaixo do nível de pleno emprego" significa que há desemprego involuntário nessa economia. Assim, um aumento da demanda não irá causar aumento no salário nominal. Assim, não há aumento nos custos de produção associados a um aumento no nível do produto, o que significa que não haverá pressão para aumento dos preços. O preços ficam constantes.

    Juntando isso, temos uma premissa básica do modelo IS-LM: as firmas ofertam qualquer quantidade demandada aos preços correntes, e esses preços ficam constantes. O enunciado da questão apenas explicitou as premissas usadas, que geralmente são omitidas."

    Considerando este comentário, e que a questão fala em IS-LM no formato normal, não é nenhum dos casos extremos, ou seja, tanto política fiscal como monetária expansionista aumentam a renda. Uma política fiscal expansionista deslocará a curva para esquerda (por isso marquei a "A"), mas também elevará os juros. Portanto, a "D" é mais completa e está correta.

    Bons estudos!

  • Apenas uma observação sobre o comentário do Paulão.

    A política fiscal expansionista desloca a curva IS para a direita e não para a esquerda. A letra A não está incompleta, mas ERRADA.

  • Acrescentando: como a oferta é infinitamente elástica, estaria certa a alternativa que falasse que "o índice de preços seria invariável".

     

    Resposta: D.