SóProvas


ID
228235
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma desvalorização da taxa de câmbio da economia, caso seja válida a condição de Marshall-Lerner, provocará

Alternativas
Comentários
  •  

    O teorema ou condição de Marshall-Lerner demonstra que para levar a cabo a desvalorização de uma divisa e que esta tenha um impacto positivo na balança comercial, a soma das elasticidades de preços da importações e a exportações tem de ser, em valor absoluto, superior a 1.

    Uma desvalorização do tipo de mudança significa uma redução dos preços nas exportações e portanto o aumento de sua demanda, ao mesmo tempo que os preços das importações aumentarão e sua demanda diminuirá.

    Fonte:Wikilingue

  • Essa condição, diz que, para um moeda desvalorização ter um impacto positivo na balança comercial, A soma de elasticidade-preço de exportações e importações (em valor absoluto) Deve ser maior que 1. O princípio é o nome de economistas Alfred Marshall e Abba Lerner.

    Como uma desvalorização do taxa de câmbio significa uma redução no preço das exportações, a quantidade demandada por estes irão aumentar. Ao mesmo tempo, o preço das importações vai aumentar ea sua quantidade demandada irá diminuir.

    O efeito líquido sobre a balança comercial dependerá da elasticidade dos preços. Se as mercadorias exportadas são elásticos ao preço, a sua quantidade demandada irá aumentar proporcionalmente mais do que a diminuição no preço, e as receitas totais de exportação vai aumentar. Da mesma forma, se as mercadorias importadas são elásticas, a despesa total das importações diminuirá. Ambos irão melhorar a balança comercial.

    Empiricamente, verificou-se que os produtos tendem a ser inelástica no curto prazo, pois leva tempo para mudar os padrões de consumo. Assim, a condição de Marshall-Lerner não seja respeitado, e uma desvalorização é susceptível de agravar a balança comercial inicialmente. No longo prazo, os consumidores vão ajustar aos novos preços e da balança comercial vai melhorar. Este efeito é chamado Efeito J-Curve.

  • Resposta correta: LETRA E

    Para acertar esta questão, é preciso compreender o efeito de uma desvalorização da taxa de câmbio no curto prazo e no longo prazo.

    No curto prazo, uma desvalorização da taxa de câmbio provoca um efeito negativo sobre a balança comercial.

    No longo prazo, uma desvalorização da taxa de câmbio provoca um efeito positivo sobre a balança comercial (aumento das exportações líquidas). Isto ocorre sob a condição de Marshall-Lerner. Para tal condição ser satisfeita, a soma das elasticidades das exportações e importações deve ser maior que 1.


    Deus seja louvado!
  • Sintetizando:  Aumenta a Taxa de Câmbio (desvaloriza o real) e consequentemente beneficia as exportações e prejudica as importações; Diminui a taxa de câmbio (valoriza o real) e consequentemente beneficia as importações e prejudica as exportações.
  • Tá, a terminologia CESPE: apreciação da TC = desvalorização cambial; desvalorização da TC = desvalorização cambial.