SóProvas


ID
2282809
Banca
IF-ES
Órgão
IF-ES
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas sobre organogramas.

I) Ao fazer um organograma, é importante usar abreviações e siglas, pois o uso de legendas é facilitado e aconselhável em folha separada.

II) O organograma busca demonstrar, por meio do gráfico, a relação superior-subordinado, o que deixa implícitos os procedimentos relativos à delegação de autoridade e de responsabilidade.

III) Um dos objetivos do organograma é o de permitir a análise organizacional.

IV) No processo de elaboração do organograma, é provável que o profissional se defronte com uma organização que não corresponda àquela que ele conheceu: trata-se da organização informal.

V) O uso de nomes no interior dos retângulos do organograma funcional é obrigatório para que as pessoas que ocupam os cargos, em organizações de grande porte, sejam devidamente identificadas.

Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D:

    Segundo Chiavenato (1999), o cargo é uma composição de atividades desempenhadas por uma pessoa – o ocupante – que podem ser englobadas em um todo unificado e que figura em certa posição formal do organograma da empresa. A posição do cargo no organograma define o seu nível hierárquico, a subordinação (a quem presta responsabilidade), os subordinados (sobre quem exerce autoridade) e o departamento ou divisão onde está localizado. Um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais.

    A maneira como as pessoas trabalham nas organizações depende, basicamente, de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. Dentro dessa definição é necessário identificar a diferença entre cargo, função e tarefa.

    • Tarefa: refere-se à menor unidade componente do trabalho e pode ser definida como as atividades executadas por determinado profissional.
    • Função: é formada pelo conjunto de tarefas desempenhadas por uma ou mais pessoas.
    • Cargo: indica a posição hierárquica que uma pessoa ocupa na empresa e o conjunto de atribuições a ela conferido.
    A estrutura de cargos é condicionada pelo desenho organizacional em que ela está contida. Os cargos são parte integrante do formato estrutural da organização, que, por sua vez, condiciona e determina a distribuição, a configuração e o grau de especialização dos cargos.

  • Organograma - Formulação e Análise Estrutural

    Objetivos

    - O organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização em dado momento. Procura demonstrar por meio de gráfico:

    - A divisão do trabalho mediante o fracionamento da organização em unidades, assessorias, conselhos, gerências, etc

    - A relação superior-subordinado, o que deixa implícito os procedimentos relativos à delegação de autoridade e responsabilidade;

    - O trabalho desenvolvido pelas frações organizacionais podendo apresentar:

    o detalhamento do tipo de trabalho;

    os cargos existentes;

    os nomes dos titulares das unidades;

    a qtde. de pessoas por unidade;

    a relação funcional e a relação hierárquica;

    - Permitir a análise organizacional, facilitada por uma boa elaboração do organograma.

    - O organograma deve possibilitar uma leitura fácil e boa interpretação dos componentes da organização.