GABARITO E
"Divisão das características qualitativas da informação contábil-financeira em:
(a) características qualitativas fundamentais (fundamental qualitative characteristics – relevância e representação fidedigna), as mais críticas; e
(b) características qualitativas de melhoria (enhancing qualitative characteristics – comparabilidade, verificabilidade, tempestividade compreensibilidade), menos críticas, mas ainda assim altamente desejáveis. "
Fonte: http://portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2013/04/NBC_TG_COMPLETAS03.2013.pdf
168) As características qualitativas foram divididas em dois grupos:
1) Características qualitativas fundamentais
1.1 - relevância
1.2 - representação fidedigna
2) Características qualitativas de melhoria
2.1 - comparabilidade
2.2 - verificabilidade
2.3 - tempestividade
2.4 – compreensibilidade
169) Características qualitativas fundamentais (relevância e representação fidedigna).
170) Características qualitativas de melhoria (comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade).
171) Relevância: Informação contábil-financeira relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários.
172) Representação Fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos. Ela tem que ser completa, neutra e livre de erro.
Completa: a informação deve conter o necessário para que o usuário compreenda o fenômeno sendo retratado.
Neutra: deve estar livre de viés na seleção ou na apresentação, não podendo ser distorcida para mais ou para menos.
Livre de erros: não significa total exatidão, mas sim que o processo para obtenção da informação tenha sido selecionado e aplicado livre de erros.
173) Comparabilidade: é a característica qualitativa que permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
174) Consistência: embora esteja relacionada com a comparabilidade, não significa o mesmo. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, tanto de um período para outro considerando a mesma entidade que reporta a informação, quanto para um único período entre entidades. Comparabilidade é o objetivo; a consistência auxilia a alcançar esse objetivo.
175) Verificabilidade - ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar.
176) Tempestividade: significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder influenciá-los em suas decisões.
177) Compreensibilidade: significa que a classificação, a caracterização e a apresentação da informação são feitas com clareza e concisão, tornando-a compreensível. Mas não é admissível a exclusão de informação complexa e não facilmente compreensível se isso tornar o relatório incompleto e distorcido.
GABRIEL RABELO/LUCIANO ROSA/JULIO CARDOZO