SóProvas


ID
2286112
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

“Se o movimento pioneiro em São Paulo, no século XIX. Foi dirigido pelos grandes plantadores, capazes de construir estradas de ferro, atrair imigrantes e incorporar um maquinismo moderno, as fronteiras agrícolas, na segunda metade do século XX, foram abertas pelas grandes empresas, com a cooperação do poder público”.

(SANTOS, Milton. SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.)

A expansão da fronteira agrícola, nas últimas décadas do século XX, se deu pelos fatos listados a seguir, à exceção de um.
Assinale‐o.

Alternativas
Comentários
  • gabarito da questão por gentileza!

  • Gabarito letra C

    "A tecnificação homogênea da produção"

  • Eu acertei a questão por causa do erro do "homogêneo", afinal nada no Brasil é homogêneo, mas gostaria de saber o que seria essa colonização oficial e privada.

  • O trabalho relaciona o avanço das fronteiras econômicas e a política colonizadora do primeiro governo Vargas (1930-1945) com a integração do mercado interno brasileiro. Ao inserir novas áreas nos circuitos econômicos, vinculando-as aos centros dinâmicos da economia, e ao procurar garantir a manutenção da integridade territorial do país, o avanço da fronteira, por meio da colonização, visava à construção de um mercado potencial de grandes proporções e, com isso, o desenvolvimento de um padrão de acumulação nucleado pela industrialização. No período em questão, é possível perceber a existência de uma nítida “divisão do trabalho colonizador” entre iniciativas privadas e oficiais. A colonização do norte paranaense é um exemplo de iniciativa privada de colonização, ao passo que a experiência oficial vincula-se à colonização do sudoeste paulista, do Vale do Ribeira, e aos programas de integração de partes de Goiás e Mato Grosso. Palavras-chave: Política colonizadora. Primeiro governo Vargas. Colonização privada. Colonização oficial.

    Julio Cesar Zorzenon Costa** Universidade Federal de São Paulo, Campus Osasco, Osasco, São Paulo, Brasil

  • GABARITO= C

    HOMO= IGUAIS.

    TÉCNICAS DE PRODUÇÕES IGUAIS= NÃO TEM ISSO.

  • A expansão da fronteira agrícola, nas últimas décadas do século XX, deu-se pelos fatos listados a seguir:

    ·     A colonização oficial e privada, tendo em vista que o governo estimulou o avanço do povoamento e, consequentemente, a ocupação econômica da região Norte;

    ·     A expansão das vias de circulação, especialmente durante o regime militar, quando a política de segurança nacional exigia um povoamento de zonas com baixa densidade populacional, a fim de afugentar ameaças estrangeiras. A BR-163, por exemplo, foi construída sob o lema “ocupar para não entregar”, que sintetizava a política da ditadura militar para a ocupação do “vazio” Amazônico. Esta política relaciona-se com o tema abordado no item anterior (colonização oficial e privada);

    ·     Os movimentos espontâneos de imigração;

    ·     Às diferenças quanto ao grau de tecnificação;

    ·     A especialização da agricultura, como no cultivo da soja, que demanda áreas de cultivo cada vez maiores.

    A alternativa C erra ao falar em tecnificação “homogênea” da produção, já que esta desenvolve-se em nosso país nas mais diversas formas. Sejam as mais sofisticadas, como as do agronegócio, sejam as mais rudimentares, como nas propriedades familiares.

    Resposta: C