Outros comandos para manipular arquivos e diretórios.
O comando mkdir é um utilitário do Linux que nos possibilita criar diretórios. Com ele, podemos rapidamente gerar múltiplos diretórios de uma só vez e configurar as suas respectivas permissões.
RMDIR quando desejamos remover diretórios, um dos comandos que podemos utilizar é o rmdir, porém existe um critério impeditivo para que ele funcione: os diretórios a serem removidos não devem conter arquivos ou subdiretórios.
O comando rm é próprio para remoção de objetos em um sistema baseado em Linux ou Unix. Isso significa que tanto dados quanto os pontos de referência a eles no sistema de arquivos, como um link simbólico. Até por isso, o item em questão tem de ser especificado com os detalhes necessários para que seja desassociado incorretamente.
O comando mv é utilizado no Linux para mover e renomear objetos, os quais podem ser arquivos e diretórios. É, sem dúvidas, das ferramentas mais comuns entre os usuários acostumados a navegar pelo terminal.
O comando cp é próprio para cópia de arquivos e diretórios. Um recurso bem legal do cp, considerando o fator CLI, é a cópia de um ou mais itens com opção de cópias de segurança (backups) e preservação das suas características.