- ID
- 2286742
- Banca
- SUGEP - UFRPE
- Órgão
- UFRPE
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Algoritmos e Estrutura de Dados
- Assuntos
Correlacione os algoritmos internos de ordenação de listas da coluna à esquerda com sua descrição, na coluna à direita.
1) Bubblesort.
2) Ordenação por Seleção
3) Ordenação por Inserção
4) Shellsort
5) Quicksort
( ) Escolhe-se um pivot e particiona-se a lista em duas sublistas: uma com os elementos menores que ele e outra com os maiores, que, ao serem ordenadas e combinadas com o pivot, geram uma lista ordenada. O processo é aplicado às partições para ordená-las. Embora tenha uma complexidade de pior caso de O(n2 ), no caso médio é de O(n log n).
( ) Encontra-se o menor item do vetor. Troca-se com o item da primeira posição do vetor.
Repetem-se essas duas operações com os n − 1 itens restantes, depois com os n − 2
itens, até que reste apenas um elemento.
( ) Método preferido dos jogadores de cartas. A cada momento existem duas partes na lista:
uma ordenada (destino) e outra não ordenada (fonte). Inicialmente a lista destino tem
apenas o primeiro elemento, e a fonte os demais elementos. Em cada passo a partir de
i=2, seleciona-se o i-ésimo item da lista fonte. Deve-se colocá-lo no lugar apropriado na
lista destino, de acordo com o critério de ordenação.
( ) É uma extensão de um outro algoritmo de ordenação conhecido e permite trocas de elementos distantes um do outro, não necessariamente adjacentes. Os itens separados de h posições são rearranjados. Todo h-ésimo item leva a uma lista ordenada. Tal lista é dita estar h-ordenada.
( ) Varre-se a lista trocando-se de posição os elementos adjacentes fora de ordem. Varre-se a lista até que não haja mais trocas e, neste caso, a lista está ordenada.
A sequência correta, de cima para baixo, é: